D. João Lavrador diz que novo livro é um “elo de ligação “ entre a Igreja que serviu no Porto e a que vai servir em Angra

Bispo Coadjutor de Angra apresenta “A Igreja em diálogo com o Mundo” nos Açores

O bispo coadjutor de Angra acaba de fazer o primeiro de dois lançamentos do seu novo livro “A Igreja em Diálogo com o Mundo”, em Angra do Heroísmo, numa cerimónia que contou com a presença do Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga e com a apresentação da jornalista do Sítio Igreja Açores Carmo Rodeia.

“Este livro acaba por ser um elo de ligação entre uma igreja que servi e a igreja que tenho a alegria de servir” disse D. João Lavrador sublinhando que ele representa além de um agradecimento ao Porto “uma primeira forma de apresentar o meu pensamento e a minha maneira de ser aos açorianos”.

O livro composto por cerca de 380 páginas, dividido em sete capítulos, resulta de um conjunto de crónicas publicadas no jornal “A voz Portucalense” no período entre julho de 2009 e julho de 2015.

Depois de explicar como surgiram estas crónicas- um desafio para refletir o mundo através da sua visão cristã- D. João Lavrador sublinhou que este livro é uma espécie “de chave de leitura” para ler o mundo através “do olhar de alguém de dentro da Igreja”.

“Aqui transparece naturalmente a minha maneia de ser pastor”, pois “um bispo é um pastor que procurar ajudar uma comunidade a ler os acontecimentos a partir dos dados que o mundo oferece”. E, “eu procuro lê-los assente na renovação conciliar e na temática dos papas pós conciliares”, em especial Bento XVI e Francisco, dois papas muito presentes em toda a obra “pela doutrina e pelos gestos que testemunham a Alegria do Evangelho”.

Esta é, de resto, a “trave mestra” do livro e do pensamento de D. João Lavrador, “a fé inculturada, ou seja a sensibilidade que devemos ter em relação ao mundo que vivemos”, disse o Bispo de Angra.

“É uma fé que procuramos viver e na medida em que a vivemos, e só na medida em que a experimentamos de um modo concreto, a poderemos comunicar e anunciar” disse D. António de Sousa Braga que sublinhou esta “preocupação” por parte do seu coadjutor, o que configura “uma graça para a nossa diocese pois revela uma prática pastoral muito rica e consolidada”.

O livro “A Igreja em diálogo com o mundo” é apresentado amanhã, sexta feira, em Ponta Delgada, na Igreja do Colégio, pelas 20h30.

 

 

Scroll to Top