V Encontro dehonianos da Pastoral social realizou-se esta quarta-feira no Livramento, em Ponta Delgada
O V Encontro Dehoniano de Pastoral Social, que se realizou nos dias 6 e 7 de maio no centro pastoral O Alambique, Livramento, gerido pelos padres do Coração de Jesus alerta para a necessidade de se apostar numa sociedade ecologicamente sustentável onde o encontro e a proximidade sejam as duas principais formas de estar.
“Numa sociedade excessivamente refugiada atrás dos ecrãs, do anonimato e do virtual, sentimos a necessidade de redescobrir a alegria de estarmos juntos, do encontro pessoal, do diálogo e da escuta, do regresso à terra e às raízes da existência, com maior envolvimento das famílias em todo o processo educativo. Conscientes da importância e utilidade que têm hoje os dispositivos tecnológicos, não queremos que eles ocupem por inteiro o nosso tempo e espaço, privando-nos da vida ao ar livre e do contacto direto com a terra e a natureza. Vemos nesta experiência sensorial um fator de felicidade, de desenvolvimento físico e mental equilibrado, estimulador duma vida mais harmoniosa e partilhada” afirma uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores no final do Encontro em que pareticipou também o bispo de Angra.
“Começámos e concluímos este Encontro inspirados no legado do Papa Francisco e como ele, queremos continuar a empenhar-nos na defesa e proteção da nossa Casa Comum, a promover reflexões e ações que nos conduzam a uma ecologia integral, de rosto humano, que defenda os direitos e a dignidade de todos. A Encíclica Laudato Si’, de que celebramos o 10º aniversário de publicação, e outros escritos e pensamentos do Papa Francisco continuarão a ser uma referência e guia na busca da verdadeira sustentabilidade que assegure um futuro mais risonho às novas gerações” prossegue o comunicado que associa esta preocpuação ao centenário da morte do padre Lehon, fundador da congregação.
“Estando a celebrar o Jubileu do centenário da morte do Padre Leão Dehon e dos 150 anos da Fundação da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, comprometemo-nos a seguir o exemplo do Padre Dehon, que sempre procurou identificar as grandes questões sociais de cada tempo e a empenhar-se na sua resolução, incentivando os seus discípulos e interlocutores a fazerem o mesmo. Hoje queremos juntos encontrar soluções criativas, inovadoras, justas e corajosas para as principais fragilidades do mundo em que vivemos” sublinha por outro lado.
O V Encontro Dehoniano de Pastoral Social, promovido pela Comissão Provincial para a Justiça e Paz e Integridade da Criação da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, programado e orientado pela Direção, Equipas Técnicas e Colaboradores do Centro de Bem Estar Social do Livramento, Ponta Delgada, Açores, decorreu nas instalações do Centro Comunitário “O Alambique”.
Tendo como tema inspirador “O desafio da sustentabilidade nas novas gerações”, o Encontro contou com a participação de mais de quatro dezenas de pessoas, entre convidados, oradores, diretores, técnicos e colaboradores de diversas instituições e múltiplos organismos ligados à Pastoral Social dos Dehonianos e Portugal Continental, Madeira e Açores, bem como outras instituições locais e uma de Fátima que se juntaram a nós.
“Acreditamos que a sustentabilidade que importa não é apenas uma questão ambiental, mas a forma como educamos e vivemos em comunidade. Assim, propomo-nos continuar a fomentar paradigmas educativos que promovam o empreendedorismo, o desenvolvimento de competências e o reforço da autonomia das crianças, dos adolescentes e jovens das nossas escolas e instituições, respeitando as diferenças e a diversidade, cuidando especialmente da participação ativa, da inclusão e boa integração dos mais vulneráveis e frágeis, combatendo a cultura do medo e da desconfiança, do desperdício, do descartável e da indiferença” avança ainda o comunicado.
O Bispo de Angra, na última manhã e na celebração de encerramento dos nossos trabalhos encheu-nos de alegria e reforçou a nossa convicção da importância da comunhão eclesial e da união de esforços de todos os agentes pastorais na promoção duma pastoral social integral e integradora, em espírito de cooperação e interconexão, de diálogo, de escuta e de sinodalidade, em que todos contam, têm vez e voz. Será desta forma que, discípulos de Cristo, seremos profetas da paz e da esperanç” enfatizou, por seu lado, o Bispo de Angra..
O Encontro foi, ainda, marcado “pelo infatigável espírito de acolhimento e de
familiaridade das instituições anfitriãs”, que nos fez sentir em casa, entre amigos e irmãos. O número significativo de participantes neste Encontro e as partilhas nele vividas revela a necessidade que sentimos de continuar este caminho juntos e unidos, na certeza de que assim mais facilmente contribuímos para a construção do mundo mais humano, solidário e inclusivo com que sonhamos.
No contexto do Jubileu Dehoniano que estamos a viver, propomos que o VI Encontro Dehoniano Pastoral Social se realize em finais de 2026, em data e local a definir, assumindo um caráter maim internacional, convidando a nele participar as Entidades Dehonianas da Europa. Nele deverão ser abordadas as grandes questões e desafios do mundo do trabalho, em conformidade com as inquietações e linhas de ação do Padre Leão Dehon no seu tempo.
Livramento, 7 de Maio de 2025