Conferências estão a cargo do Pe. Gaspar Pimentel

A Ouvidoria do Pico celebrou o Dia da Igreja Diocesana, no passado dia 4 de novembro, na Paróquia de São João, com uma Missa presidida pelo Vigário Episcopal do Ocidente, Pe. João António Neves e concelebrada pelo Clero da ilha do Pico.

Terminada a celebração decorreu o Conselho Pastoral de Ouvidoria, presidido pelo Ouvidor, Pe. Marco Martinho, no qual foi apresentada e instalada a Escola de Formação de Ouvidoria, com a apresentação do tema: “A Igreja, Povo de Deus”, pelo Pe. Gaspar Pimentel.

De acordo com uma nota enviada ao Igreja Açores haverá ainda mais dois momentos em que serão propostos mais dois temas, nomeadamente, “A Igreja, Corpo de Cristo”  e “A Igreja, Templo do Espírito Santo”, em fevereiro e abril de 2019, respetivamente.

Além da apresentação dos temas propostos nas Orientações Diocesanas de Pastoral, a Escola de Formação da Ouvidoria do Pico, realizará outros  momentos de formação ao longo do ano pastoral, nomeadamente formação catequética, bíblica, teológica, litúrgica e familiar, conforme o programa apresentado aos conselheiros.

A nota revela ainda que na  Ouvidoria do Pico foi constituído o novo Conselho Pastoral da Ilha do Pico, cujos membros serão indicados ao Prelado Diocesano para  proceder à nomeação canónica do mesmo, para os próximos três anos.

Foi também eleito o novo Secretariado Permanente, que ficou constituído pelo Pe. Marco Martinho, Ouvidor Eclesiástico, pelo conselheiro Manuel Alves Gonçalves, que foi eleito representante da Ouvidoria ao Conselho Pastoral Diocesano e pelas conselheiras  Andrelina Andrade e Helena Silva.

Na primeira reunião deste ano pastoral foi apresentada a orgânica da Ouvidoria, assim como os Planos Pastorais Diocesano e de Ouvidoria.

Para as próximas duas reuniões do Conselho Pastoral de Ilha, agendadas para este ano pastoral, foi decidido refletir sobre as interpelações deixadas pelo Bispo Diocesano na mensagem final da Visita Pastoral que realizou à Ouvidoria no último ano pastoral.