Pastoral Juvenil ativa durante o fim de semana em todas as ouvidorias dos Açores

O Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil (SDAPJ ), de Angra, vai lançar este domingo o jornal ‘Juventude Açores 15’, no contexto do Dia Mundial da Juventude.

“Este nosso jornal pretende ser um espaço de partilha e testemunho, reflexo de experiências e vivências de fé, do ser Igreja e da riqueza do caminho que se constrói e faz em cada uma das nossas Ilhas/Ouvidorias”, refere o editorial da publicação, a que teve acesso o Sítio Igreja Açores.

“Temos de ser jovens ousados em Jesus”, apela o artigo, que destaca que existem belezas e riquezas a “partilhar” e que esta partilha “só enriquece e engrandece”.

O jornal ‘Juventude Açores 15 – 9 Ilhas uma só Igreja’ vai ter uma periodicidade trimestral e desta forma pretende-se “ultrapassar as barreiras da geografia”.

A edição impressa vai repetir-se anualmente, no Domingo de Ramos, Dia Mundial da Juventude, sendo as restantes apenas online, informa o SDAPJ.

Com 20 páginas, o jornal vai retratar “todas as ouvidorias” da diocese e o conteúdo para a primeira edição foi enviado pelas “equipas da pastoral juvenil em cada uma das ilhas”.

O editorial termina destacando que, com este projeto, a “ponte está erguida” e agradece a “motivação, empenho e colaboração” das equipas coordenadores de pastoral juvenil dos diversos arciprestados e dos jovens que “ousaram a alegria” de testemunhar a fé.

O SDAPJ vai assinalar o Dia Mundial da Juventude nas duas paróquias dos Arrifes, na ilha de São Miguel, e envolver “todos os grupos de jovens” da ilha, existindo ainda programas específicos ao nível da cada ouvidoria.

Em Ponta Delgada, as iniciativas começam a assinalar o dom da vida religiosa consagrada com uma vigília esta sexta-feira, no Convento das Clarissas, nas Calhetas da Ribeira Grande.

Depois no dia 29, quando a Igreja celebra nas dioceses o Dia Mundial da Juventude, estão preparadas diversas iniciativas onde se destacam a Procissão de Ramos, a celebração da Eucarístia na igreja de Nossa Senhora da Saúde, a “Feira dos Carismas” e o Festival “Jo(gos)vens sem Fronteiras”, na Escola Básica e Integrada de Arrifes.

“Queremos que a alegria do Evangelho toque no coração e na vida dos nossos jovens e que este dia possa, também, motivar os jovens para uma verdadeira “saída Missionaria” como nos pede o Papa e em todos reacenda e reanime a chama da esperança”, disse o responsável pela pastoral juvenil de Angra, o padre Norberto Brum.

No Faial, as celebrações têm lugar na paróquia dos Cedros. A concentração será às 14h00 no Império da Praça, de onde sairá a procissão de Ramos rumo à igreja paroquial.

A Eucaristia contará com a participação de todas as paróquias da ilha. “Nas diversas freguesias, nas últimas semanas, os jovens estiveram a trabalhar a mensagem do Papa Francisco e a reflectir sobre a bem-aventurança que este ano marca o ritmo deste dia”, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelo Serviço da Pastoral Juvenil da ilha.

Após a celebração litúrgica, haverá um convívio com diversas atividades das quais se destaca um painel a propósito do Ano do Consagrado, onde irão intervir a Irmã Filomena Pavão e o sacerdote Paulo Silva, e um concerto da JC Band.

“A equipa da Pastoral Juvenil da Ilha do Faial espera proporcionar mais uma atividade que permita aos jovens cristãos da ilha aproximar-se de Deus e valorizar a sua presença nas comunidades”, conclui a nota.

Na ouvidoria das Flores, o dia será celebrado nas Lajes, a partir das 11h00 com actividades escutistas. Para a tarde está reservado o programa religioso, com a celebração de uma eucaristia para os jovens.

Trata-se de uma iniciativa “Para Reavivar a Fé recebida”, diz o cartaz da Jornada da Juventude.

No Pico, os jovens vão desenvolver várias atividades que têm por base o tema “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”. As comemorações envolvem a participação de dez grupos de jovens, entre escuteiros, grupos corais e associações juvenis.

De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelo responsável pela Pastoral Juvenil na ilha montanha, Pe Julio Aguiar Rocha, entre as actividades previstas, haverá um festival de teatro, musica e dança. A organização deste evento está a cargo do Agrupamento 946-São Roque, juntamente com o Grupo de Jovens Pedras Vivas de São Roque.

Também na Terceira, realiza-se a partir de amanhã a XXX Jornada da Juventude , em dois andamentos. Sábado, pelas 19h30, realiza-se uma vigília de oração na Igreja da Ribeirinha, organizada pelo grupo Jovens da Ribeirinha “Mensageiros da Palavra”. No dia 29 março , celebra-se a Jornada Mundial da Juventude, na Praia da Vitória, com Eucaristia, concurso e convívio, organizado pelo grupo jovens da Praia da Vitoria, “JERA”.

O Papa Francisco na mensagem «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5, 8), para o Dia Mundial da Juventude, escreve que a vocação humana para o amor não se reduz ao “aspeto sexual”, o matrimónio não está “fora de moda” e a ecologia também é humana.

Em 2015 celebram-se 30 anos desde que o Papa São João Paulo II desafiou os jovens a viverem este dia nas suas dioceses no Domingo de Ramos, oito dias antes da festa da Páscoa.