Diocese de Angra acolhe Encontro Nacional de Catequese

‘Eu creio, nós cremos: de Niceia ao hoje da catequese’ é o tema do Encontro Nacional 

 

O 62.º Encontro Nacional de Catequese, da Igreja Católica em Portugal, vai realizar-se em Angra do Heroísmo, de 1 a 3 de maio.

‘Eu creio, nós cremos: de Niceia ao hoje da catequese’ é o tema do Encontro Nacional de Catequese que reunirá “todos os secretariados diocesanos” deste setor, outros catequistas, e também os dirigentes da catequese em cada uma das ilhas açorianas.

Este encontro nacional é sempre composto por uma componente formativa significativa, que mobilizará vários recursos diocesanos e nacionais, para além de proporcionar a partilha de experiência por parte dos Secretariados da Catequese e Evangelização das dioceses católicas de Portugal.

Do programa destacam-se três conferências: ‘O Concílio de Niceia: Contexto histórico no Oriente e no Ocidente. Antecedentes e consequências’, pelo cónego Adriano Borges, no primeiro dia de encontro; ‘Recitar com fé o Credo é entrar em comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo (CCE 197): o dogma trinitário-cristológico-antropológico’, com o padre Pedro Lima (10h00, 2 de maio), a terceira e última conferência, apresentada pelo cónego Hélder Fonseca Mendes, é sobre ‘A afirmação da Fé na catequese: do professado ao vivido’.

Os participantes do 62.º Encontro Nacional de Catequese e Evangelização também vão participar numa sessão de trabalhos de grupo sobre a ‘catequese como laboratório do diálogo’; o segundo dia encerra com uma Eucaristia na Sé de Angra, presidida pelo bispo da diocese, D. Armando Esteves Domingues, “aberta a todos os catequistas da ilha”.

O Encontro Nacional de Catequese 2025 é promovido anualmente pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

É um encontro que ocorre, rotativamente, em todas as Dioceses portuguesas, tendo sido realizado na nossa Diocese, pela última vez, há mais de 20 anos.

Este encontro acontece num momento em que a catequese em Portugal está a sofrer uma renovação profunda com o novo itinerário centrado essencialmente numa aprendizagem a partir da experiência concreta de discipulado, isto é, mais do que metas pretende-se que as crianças, adolescentes e jovens possam cumprir etapas que os tornem verdadeiramente discipulos.

A catequese tem de ser um “caminho que promova o encontro com Jesus”

 

 

 

 

Scroll to Top