Exercícios Espirituais de Santo Inácio marcam encontro de Padres diocesanos

A diocese de Angra organiza este ano dois turnos de retiro para o clero diocesano, ambos orientados por um sacerdote jesuíta, padre Francisco Rodrigues, que irá propor a realização de Exercícios Espirituais de Santo Inácio.

O primeiro turno realiza-se em Ponta Delgada, no centro Pastoral Pio XII, de 28 de janeiro a 1 de fevereiro e o segundo turno em Angra, na Casa de Retiros de Santa Catarina, de 4 a 8 de fevereiro. Ambos os turnos terão inicio com o jantar do primeiro dia e terminam com o almoço do último dia.

“Iremos fazer a experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio que ajudarão a descobrimo-nos a nós mesmos e a penetrarmos na sabedoria divina, capazes de nos despertar para o verdadeiro discernimento pessoal e pastoral” refere o bispo D. João Lavrador, numa carta enviada a todo o clero diocesano a que o Sítio Igreja Açores teve acesso.

“A dinâmica dos Exercícios Espirituais exige que cada um se disponha a realizá-los em silêncio e a permanecer todo o tempo no local a eles destinados” sublinha o prelado que apela a todos os sacerdotes que com “verdadeiro espirito sacerdotal e desejosos de progredir na sua espiritualidade, tão importante para si e para o seu ministério pastoral” participem nestes encontros.

A inscrição dos sacerdotes deve ser feita junto da Cúria até ao próximo dia 20 de janeiro.

Os Exercícios Espirituais são retiros, segundo o método de Inácio de Loyola. São uma experiência pessoal, através da qual um grupo de pessoas se dispõe a estar com Deus num ambiente de silêncio, durante alguns dias, acompanhados por um orientador espiritual.

Habitualmente é uma experiência onde a pessoa pode vir a encontrar aquilo que tanto procura: sentido para os seus dias, serenidade, maior liberdade, paz, alegria de fundo, maior capacidade de servir e de se comprometer com a realidade