Exercícios Espirituais de Santo Inácio marcam encontro de Padres diocesanos em janeiro e fevereiro. Retiro do Pico será orientado pelo Pe. Cipriano Pacheco

A diocese de Angra volta a organizar este ano três turnos de retiro para o clero diocesano, dois deles orientados por um sacerdote jesuíta, padre Francisco Rodrigues, que irá propor a realização de Exercícios Espirituais de Santo Inácio.

O primeiro turno realiza-se em Ponta Delgada, no centro Pastoral Pio XII, de 28 de janeiro a 1 de fevereiro e o segundo turno em Angra, na Casa de Retiros de Santa Catarina, de 4 a 8 de fevereiro. Ambos os turnos terão inicio com o jantar do primeiro dia e terminam com o almoço do último dia.

“Iremos fazer a experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio que ajudarão a descobrimo-nos a nós mesmos e a penetrarmos na sabedoria divina, capazes de nos despertar para o verdadeiro discernimento pessoal e pastoral” refere o bispo D. João Lavrador, numa carta enviada a todo o clero diocesano a que o Sítio Igreja Açores teve acesso.

“A dinâmica dos Exercícios Espirituais exige que cada um se disponha a realizá-los em silêncio e a permanecer todo o tempo no local a eles destinados” sublinha o prelado que apela a todos os sacerdotes que com “verdadeiro espirito sacerdotal e desejosos de progredir na sua espiritualidade, tão importante para si e para o seu ministério pastoral” participem nestes encontros.

Os Exercícios Espirituais são retiros, segundo o método de Inácio de Loyola. São uma experiência pessoal, através da qual um grupo de pessoas se dispõe a estar com Deus num ambiente de silêncio, durante alguns dias, acompanhados por um orientador espiritual.

Habitualmente é uma experiência onde a pessoa pode vir a encontrar aquilo que tanto procura: sentido para os seus dias, serenidade, maior liberdade, paz, alegria de fundo, maior capacidade de servir e de se comprometer com a realidade.

A inscrição dos sacerdotes deve ser feita junto da Cúria até ao próximo dia 20 de janeiro.

Além destes dois turnos haverá ainda um terceiro turno, depois da Páscoa, que se realizará no Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico e que será orientado pelo Pe. Cipriano Pacheco, professor do Seminário Episcopal de Angra.