Iniciativa decorre no dia 11 de julho
O Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres vai acolher em São Miguel a celebração de envio dos jovens participantes na Aldeia da Esperança, que decorrerá na Caldeira da fajã de Santo Cristo, em São Jorge, de 21 a 25 de julho, esta sexta-feira, pelas 20h00.
A celebração da palavra no Santuário e o convívio que se seguirá no Campo de São Francisco será um dos nove momentos previstos em cada uma das ilhas da diocese com o objetivo de mobilizar e preparar a participação dos cerca de 300 jovens inscritos de todas as ilhas, à excepção do Corvo e da Graciosa.
“O encontro será também uma oportunidade para que os jovens e voluntários possam levantar questões e tirar as suas dúvidas” refere ainda o Serviço Diocesano à Juventude.
A Aldeia da Esperança é uma iniciativa do Grupo Coordenador do Jubileu para assinalar o Jubileu dos Jovens. Conta com um especial envolvimento do Serviço Diocesano à Juventude, bem da Ouvidoria de São Jorge e do CNE, tendo, igualmente, uma colaboração de várias entidades públicas e privadas sem as quais não seria possível levar por diante esta iniciativa. Além do apoio do Governo, que declarou o interesse público da atividade que mistura a componente espiritual com a cultural e ambiental, numa perspetiva ecológica integral, participam neste evento a Proteção Civil Regional, As autarquias de Velas e Calheta, os Bombeiros da Calheta, a Cruz Vermelha Portuguesa, o CNE e várias congregações religiosas que animarão alguns dos workshops da Aldeia da Esperança bem como a equipa animadora da Casa de Saúde de Santa Bárbara da ilha Terceira. Durante o dia, os jovens participantes, entre os 15 e os 30 anos, desenvolverão atividades de diversa natureza e à noite haverá sempre uma vertente mais cultural com concertos e projecção de cinema ao ar livre. Entre as atividades previstas, que todos farão de forma alternada, há um dia em que os jovens serão convidados a fazerem dois trilhos pedestres centrados na Palavra de Deus.
A iniciativa da Diocese de Angra contará com a presença do bispo diocesano, D. Armando Esteves Domingues, que passará a semana com os jovens presidindo á abertura e encerramento desta Aldeia da Esperança, que conta ainda com a participação dos dirigentes nacionais da pastoral Juvenil.
A Aldeia da Esperança conta ainda com o especial apoio do Grupo Bensaúde, Finançor, Associação Agrícola, Emater, Transportes Marítimos Graciosenses, Pronicol, Salsiçor, União de Cooperativas de São jorge entre outros.