Diretor diocesano da pastoral da cultura prossegue ciclo de conferências sobre o Espirito Santo

Vila Franca do campo e Santa Cruz da Graciosa debatem  a dimensão teológica e social deste culto

O Serviço Diocesano da Pastoral da Cultura dos Açores, em parceria com as Ouvidorias de Vila Franca do Campo e da Graciosa, promove dois eventos formativos sobre a relação entre as festas do Divino Espírito Santo e a acção social dos cristãos no mundo contemporâneo.

DE acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores, os eventos “abertos as todas as pessoas interessadas no aspecto cultural e social do culto tradicional ao Espírito Santo, especialmente irmãos, mordomos, imperadores e foliões do Espírito Santo” decorrem a 25 e 27 de maio respetivamente.

Em Vila Franca do Campo, o colóquio, que ocorrerá no Salão Paroquial da Matriz de São Miguel Arcanjo, no dia 25 de Maio, às 20h30, iniciar-se-á com três pequenas intervenções formativas: Pe. Ricardo Tavares (Pensamento Bíblico), Piedade Lalanda (Igreja e Sociedade) e José Reis (Mundo do Trabalho). Numa segunda parte, o colóquio, moderado por Joana Simas, apela à participação do público com um período de debate e partilha de experiências.

No dia 27, o Museu da Graciosa, numa iniciativa organizada em conjunto com a ouvidoria da ilha branca, acolhe a conferência do Pe. Ricardo Tavares, pelas 21h00.

A palestra será constituída por duas partes: uma primeira parte mais teológica sobre “A personalidade do Espírito Santo” percorrendo os símbolos através dos quais se revela no texto bíblico e, numa segunda parte, uma abordagem  à dimensão social do culto ao Espírito Santo, nomeadamente como Ele intervém na história da salvação como o “Pai dos Pobres, criando um mundo de oportunidades para todos e libertando-os do cativeiro de toda a pobreza”, refere a nota.

Durante esta parte serão abordados, ainda, os temas da criação, da libertação do Egipto e da habilitação de Jesus e da Igreja com os dons do Espírito, para a recuperação do plano original de Deus sobre o destino universal dos bens.

Na mesma noite será inaugurada uma mostra fotográfica intitulada “A Festa do Divino na Ilha Graciosa”, que apresentará as festas do Espírito Santo vividas na ilha, desde as estruturas, passando pelos rituais de culto e pelas cerimónias de expressão religiosa .

 

Scroll to Top