D. José Avelino Bettencourt presidiu a missa na Sé de Angra, da qual é cónego honorário

O novo núncio da Santa Sé na Geórgia e na Arménia está de visita ao arquipélago desde a passada semana e este domingo presidiu a uma das missas dominicais da Sé de Angra, da qual é cónego honorário.

O sacerdote, que foi ordenado bispo no passado diz 19 de março, em Roma, na Basílica de São Pedro pelo Papa Francisco, de quem recebeu o báculo, agradeceu à diocese de Angra todo o acolhimento e manifestações de carinho lembrando que “esta é a igreja mãe” da sua vida cristã”.

D.José Avelino Bettencourt nasceu nos Açores, nas Velas de São Jorge e com três anos de idade partiu com a família para o Canadá mas nunca perdeu o contacto com a sua terra natal onde, de resto, ainda tem uma casa de família que frequenta anualmente por ocasião das férias de verão.

“Todos os que aqui estão enchem-me o coração. Esta é a igreja mãe da minha vida cristã”, afirmou durante a homilia que proferiu na Catedral diocesana, na qual se referiu ao espirito de serviço e  de missão da igreja.

“Todas as leituras de hoje falam da missão da Igreja, da revelação da verdade de Jesus, do arrependimento dos pecados, e convidam-nos à purificação… enfim a amar Deus”, referiu o diplomata.

“Assim também é a forma como devemos escutar as santas escrituras: não só para conhecer Jesus mas para sermos íntimos e descobrirmos o projecto de Deus na nossa vida, na nossa família, no nosso trabalho na nossa sociedade”, referiu ainda.

Esta noite D. José Bettencourt irá proferir, pelas 20h00, uma conferência sobre a diplomacia da Santa Sé, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra, a convite do Instituto Histórico da ilha Terceira. O Núncio repetirá a mesma conferência que fez na Esciola Antero de Quental, em Ponta Delgada.

D.José Avelino Bettencourt frequentou a Academia Eclesiástica em Roma, tendo-se formado em Direito Canónico, e entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1999.

Depois de ter trabalhado na representação diplomática da Santa Sé na República Democrática do Congo, D. José Bettencourt passou à secção para as relações com os Estados, do Vaticano.

Em 2013, D. José Bettencourt foi condecorado pelo presidente Aníbal Cavaco Silva com a Comenda da Ordem Militar de Cristo; é cónego honorário da Sé de Angra (Açores) desde março de 2015.

 

Eucaristia Dominical De Ação De Graças – Dom José Bettencourt – Catedral De Angra – 15-04-2018

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank