Domingo da Epifania em São Jorge celebra tradição, fé e comunidade

As tradicionais ofertas ao Menino Jesus em Santo Amaro, Manadas e Urzelina

Foto: Ofertas ao Menino Jesus na Urzelina/Ouvidoria de São Jorge

Na ilha de São Jorge, o Domingo da Epifania é vivido com especial significado e profunda devoção, sendo tradicionalmente marcado pelas arrematações das ofertas ao Menino Jesus. Estes momentos unem fé, cultura e comunidade, num ambiente de grande júbilo e partilha ainda neste tempo de Natal, informa uma nota da ouvidoria de São Jorge.

Organizadas pelas paróquias, neste caso da Urzelina, Manadas e Santo Amaro, as arrematações das ofertas são uma expressão viva da vida paroquial e da solidariedade comunitária. Crianças, jovens, adultos e anciãos participam ativamente, levando em procissão as suas ofertas ao Deus Menino. Antes das celebrações eucarísticas, os membros da comunidade depositam junto ao altar os bens recolhidos, num gesto de entrega e generosidade.

Após a missa, a comunidade reúne-se para as tradicionais arrematações ou leilões das oferendas. Este momento, vivido com entusiasmo e espírito fraterno, tem um propósito claro e partilhado por todos: “é para ajudar a nossa Igreja”.

“O tempo de Natal, rico em alegria e tradições populares, encontra no fim de semana da Epifania um dos seus pontos altos. Em vários locais da ilha, realizam-se cortejos e encenações dos Reis, recordando a visita dos Magos ao Menino Messias — aquele que nasce para salvar, marcado pelo amor, pela entrega e pela Cruz” refere ainda a nota.

 

Scroll to Top