Duas celebrações ecuménicas nos Açores na Semana da oração pela Unidade dos Cristãos

Foto: cartaz das celebrações da diocese de Angra

Em Ponta Delgada, hospital do Divino Espírito Santo acolhe celebração entre a Igreja Católica e a Igreja Presbiteriana com a presença do bispo de Angra; na Terceira Vigário Episcopal para o Clero celebra com pastor norte-americano das Lajes

A Semana de oração pela Unidade dos Cristãos vai ficar marcada por duas celebrações nos Açores: no dia 20 de janeiro, sábado, às 15h00 e às 19h00, haverá duas celebrações no Hospital do Divino Espírito Santo e em São Sebastião, na ilha Terceira, respetivamente.

A celebração de Ponta Delgada contará com a participação entre outros do Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues e do Pastor Presbiteriano Carlos Rosa. Na ilha Terceira a celebração decorre no Centro de Retiros interconfissional e contará com a participação do Vigário Episcopal para o Clero, padre José Júlio Rocha e o pastor norte-americano, que assite as forças norte americanas presentes na base das Lajes.

“Amarás o Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10,27) dá o mote e o tema para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que começa amanhã dia 18 e  se prolonga até 25 de janeiro.

“Este ano, o trabalho de preparação de materiais para uma melhor vivência desta semana foi desenvolvido por uma equipa ecuménica do Burkina Faso, coordenada pela Comunidade Chemin Neuf” destaca uma nota da Comissão Diocesana para as relações Ecuménicas, enviada ao Sítio Igreja Açores.

“É neste Amor que se funda a vida cristã: Deus é Amor e é no Amor de Cristo que os cristãos se reúnem em unidade e são chamados a agir como o Bom Samaritano, mostrando misericórdia e compaixão para com os fragilizados, independentemente da sua identidade religiosa, étnica ou social” prossegue a nota.

Estas celebrações contam ainda com o empenho e organização dos movimentos eclesiais da Igreja católica nos Açores, nomeadamente o Movimento dos Focolares que procurou sempre sinalizar este período de especial unidade entre os cristãos com atividades desenvolvidas no arquipélago.

Scroll to Top