Conferência tem lugar no dia 30 de maio, na Biblioteca Pública e Arquivo regional de Ponta Delgada.

Eduardo Paz ferreira será o convidado das II jornadas de Primavera organizadas pelo Serviço Diocesano da Pastoral Social e Mobilidade Humana que se realizam no próximo dia 30 de maio, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, pelas 20h30.

 

O Professor de Finanças Publicas da Faculdade de Direito de Lisboa irá proferir uma conferência sobre o Estado Social e a sua relação com a Doutrina Social da Igreja, informa uma nota do Serviço diocesano a que o Portal da Diocese teve acesso esta sexta feira.

 

A sessão de abertura será presidida pelo Vigário Episcopal da Ilha de S. Miguel, Pe. Doutor Cipriano Pacheco.

 

“A crise financeira despoletada na última década tem vindo a ser um fator potenciador de graves dificuldades socioeconómicas para as famílias de todas as regiões do País e da Europa. Os Açores, infelizmente, não tem sido exceção. Urge por esta razão, também nos Açores, promover a reflexão sobre este fenómeno, assim como, identificar estratégias para sairmos rapidamente desta situação”, esclarece ainda a nota.

 

O  Serviço Diocesano para a Pastoral Social e Mobilidade Humana tem vindo a apostar na realização destas Jornadas bi-anuais.

 

Durante o ano de 2013 ocorreram já dois momentos de reflexão. O primeiro, realizado em maio, incidiu sob o tema “A Crise atual: Contributos da Igreja para um Outro Desenvolvimento Social e Económico”, contando com a presença de Manuel Brandão Alves, Isabel Allegro de Magalhães, João Menezes, Rogério Roque Amaro e José Francisco Portela.

 

As Jornadas de Outono de 2013 decorreram sob o tema “Novas Estratégias Para a Prevenção e Erradicação da Pobreza – À Luz da Doutrina Social da Igreja”, tendo sido oradores principais Alfredo Bruto da Costa e José Manuel Pureza.