Igreja onde se venera a Imagem do Senhor Santo Cristo foi a igreja jubilar da ilha do Faial
A Paróquia de Nossa Senhora da Graça, na Praia do Almoxarife, na ilha do Faial, viveu este domingo um momento de grande significado religioso com o encerramento solene do Jubileu, celebrado ao longo de todo o último ano.
A Eucaristia de encerramento decorreu na igreja paroquial e foi presidida pelo Ouvidor, contando com a participação da comunidade local e com todos os presbíteros, que se reuniram em espírito de fé e gratidão por todas as graças alcançadas durante este tempo jubilar.
No final da celebração, teve lugar um dos momentos mais marcantes: a transladação da imagem do Senhor Santo Cristo, que durante todo o ano do Jubileu esteve exposta na Capela-Mor, regressando solenemente à sua capela própria. Este gesto simbólico assinalou oficialmente o término do Jubileu e foi acompanhado com profunda devoção pelos fiéis, que cantaram o hino do Jubileu.
A imagem do Senhor Santo Cristo é, sem dúvida, a que mais interesse e veneração desperta nesta paróquia, devido aos votos e promessas que lhe estão associados, sendo um importante sinal de fé, esperança e identidade religiosa da comunidade da Praia do Almoxarife.
O Voto Camarário ao Senhor Santo Cristo na Praia do Almoxarife, celebrado pela Câmara Municipal da Horta, para honrar a promessa feita pelos locais na sequência da erupção vulcânica de 1718, que abalou as ilhas do Faial e do Pico, vé sempre lembrado a 1 de fevereiro , numa missa de acção de graças com Te Deum, seguida de procissão pelas principais ruas da freguesia.
A erupção vulcânica de 1718, arrasadora, e os abalos de terra que se lhe seguiram originaram a elevação ao Céu das preces dos locais que assustados com a situação que a natureza lhes oferecia e perante a ausência de auxílio terreste, pediram a intercessão de Deus.






