ENCONTRO DA COMISSÃO EPISCOPAL DO LAICADO E FAMÍLIA COM OS SECRETARIADOS E MOVIMENTOS DA PASTORAL FAMILIAR

Encontro realiza-se em Janeiro, em Fátima. Os Açores estarão presentes.

O serviço diocesano para a Pastoral Familiar e Apostolado de Leigos, dos Açores, vai participar no encontro nacional dos secretariados e movimentos da Pastoral Familiar que tem lugar no próximo dia 18 de janeiro, na Casa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, a partir das 9h30.

 

Este encontro tem como principal objetivo definir estratégias e dar contributos para uma reflexão aprofundada sobre a problemática da família e tem como ponto de partida para a análise o inquérito enviado pelo Papa Francisco a todas as dioceses dos cinco continentes, com vista à preparação do Sínodo sobre a família, que terá lugar o próximo mês de outubro.

 

Neste encontro vão estar todos os responsáveis diocesanos da Pastoral da família e laicado, que nos Açores tem como principal responsável o Pe José Constância, que também estará presente na reunião de Fátima.

 

De acordo com uma nota da Comissão Episcopal do Laicado e Família a que o Portal da Diocese teve acesso, este encontro “visa aprofundar os desafios que se colocam hoje à pastoral da Família” que “em clima de Sínodo sairá reforçada e melhorada”.

 

O encontro nacional servirá, ainda, para fazer uma “espécie” de balanço do Ano da Fé, em termos da Pastoral da Família, seja do ponto de vista da Igreja seja do ponto de vista dos vários movimentos.

 

Nos Açores, a Pastoral da Família está organizada territorialmente com, pelo menos, um casal responsável em cada Ouvidoria, num total de 27 casais envolvidos, sendo que só em Ponta Delgada existem oito casais diretamente comprometidos com uma ação mais visível, coordenados por António Canotilho e Gabriela Porto.

 

Nas Flores, os coordenadores são José Maria Reis e Maria Adelaide Reis; no Faial Tânia Costa e Natalino Peixoto; no Pico Mário Teixeira; na Ouvidoria da Graciosa Alexandre Medeiros de Andrade Albuquerque e Lizete Bergantim Albuquerque e na Ouvidoria de Santa Maria  Paulo José Ávila Duarte e Antónia Duarte. Na ilha Terceira o casal responsável é Gina e Anselmo Barcelos e no Corvo, Maria Luísa Pimentel. Na Ouvidoria de São Jorge, Manuel Maria Soares da Silveira e Maria Teresa Silveira.

 

Em Ponta Delgada existem oito casais diretamente envolvidos : Fernando Mesquita Gabriel e  Maria do Sameiro Mesquita Gabriel, Nuno Amaral Nunes e Maria Antónia Duarte, Francisco Gil e Ana Gil, Mário Jorge Cabral e Ana Margarida Cabral , Miguel Cabral e Alda Cabral, Manuel Francisco Sousa e Sílvia Sousa, Fernando  Melo e Maria de Fátima Melo.

 

Na Ouvidoria da Ribeira Grande, Peter Healion e Zita Galvão Healion; na Povoação Norberto Carvalho da Cruz e Adelina Melo Cruz; na Lagoa Rui Filipe Barbosa Tavares  e Sara Carreiro Damásio e Nuno Ferraz  e Paula Ferraz. Na Ouvidoria do Nordeste Carlos Manuel Lopes Freitas e Regina Freitas; na Ouvidoria de Fenais Vera Cruz  João Vieira e Adelina Vieira e em Vila Franca do Campo Carlos Eduardo Braga e Rita Maria de Medeiros Braga , João Carlos Leite e Rita Tavares Leite e José Manuel Ribeiro Batista  e Sílvia Batista. Finalmente, na Ouvidoria das Capelas, Francelina Reis Rego.

Scroll to Top