Iniciativa é promovida pela Pastoral Social em Fátima

O encontro nacional da Pastoral Social deste ano tem como tema “A paróquia ainda é um lugar de proximidade?” e realiza-se, de 04 a 06 de setembro, em Fátima.

Nesta atividade, promovida pela Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. Manuel Clemente vai refletir sobre “A Paróquia – Uma perspetiva histórica” e o novo bispo de Viseu, D. António Luciano, profere a conferência de encerramento sobre “Proximidade. Uma história de vida”, lê-se no programa enviado ao Igreja Açores

A conferência de abertura, dia 04 de setembro, às 15h30, está a cargo do padre Tiago Freitas da Arquidiocese de Braga que aborda o tema “Colégio de Paróquias: Uma renovação de mentalidades”.

“Problemáticas Sociais do Envelhecimento”; “A Paróquia numa Igreja em saída – A propósito da Carta Pastoral “A alegria de ser Igreja em Missão” de D. António Marto” e “Paróquia e Proximidade” são outros temas refletidos no encontro nacional da Pastoral Social .

O encontro contempla também testemunhos sobre a Pastoral a Pessoas com Deficiência; Pastoral Penitenciária e Pastoral da Saúde.

No final do primeiro dia vai ser lançado também o livro Pensamento Social do Papa Francisco, III volume que corresponde ao XXX Encontro da Pastoral Social (2017).