Equipas de Nossa Senhora promovem jornada de abertura com o lema “Viver a Missão com Alegria”

Sector Oriental comemora 50 anos

O Sector Açores Oriental da Equipas de Nossa Senhora (São Miguel e Santa Maria), inicia as suas actividades para o ano pastoral 2015/2016 no próximo dia 17 de outubro, pelas 19h30 numa eucaristia na Igreja da Fajã de Cima, em Ponta Delgada, inspirados pelo tema de estudo, “Viver a Missão com Alegria”.

De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores, este tema “foi preparado por uma Equipa da Supra Região Hispano-América em total consonância com as atuais orientações da Vida do Movimento, dando resposta ao convite que o Papa Francisco faz a toda a Igreja”.

Nas jornadas de abertura, será feita a passagem de testemunho do casal responsável do sector 2012/2015, Fernando e Ana Cabral, para o novo casal responsável durante os próximos 3 anos, José António e Natália Reis.

A partir do dia 17 também assumirá funções como Conselheiro Espiritual do Sector o Pe Marco Bettencourt Gomes, que substitui no lugar o Pe Fernando Teixeira, um dos grandes dinamizadores do movimento na ilha de São Miguel.

As Equipas de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida, desempenhando o papel de escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio.

Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob sua proteção.

As equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.

O movimento das Equipas de Nossa Senhora está espalhado pelo mundo inteiro. Em Portugal o movimento existe há mais de 50 anos e encontra-se espalhado pelo continente, pelas ilhas (Madeira e Açores), África do Sul e África lusófona (Angola, Moçambique, Cabo Verde e S.Tomé e Príncipe). Em Janeiro de 2009 existiam 1.119 equipas totalizando 13.499 membros, 6.276 casais, 237 viúvos e 710 Conselheiros Espirituais.

As ENS chegaram à diocese de Angra há 50 anos primeiro a São Miguel onde existem nove Equipas e, embora tenham chegado um pouco mais tarde à ilha Terceira, é aí que o Movimento tem maior dinamismo com 23 equipas.

Scroll to Top