Equipas de Nossa Senhora reunidas em Fátima

Iniciativa teve como tema “…servir a exemplo de Maria” e ficou marcada pela presença de cerca de duas dezenas casais açorianos, com alguns dos seus conselheiros

O Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, acolheu, este sábado e domingo, o Encontro Nacional do Movimento das Equipas de Nossa Senhora marcado pela tomada de posse do novo casal responsável pela Supra Região Portugal.

Fátima e António Carioca, da Equipa Almada 9, assumiram publicamente o serviço, sucedendo a Margarida e José Alberto Machado da Silva, da Equipa Póvoa 12, e apresentaram o programa da Supra Região Portugal para os próximos anos sob o lema “Ele está no meio de nós”.

O casal desafiou todos os equipistas a serem fiéis ao carisma, à metodologia e à missão dos casais que fazem parte do movimento, bem como a não terem medo de serem testemunhas do que é viver o matrimónio cristão na Igreja e na sociedade, pode ler-se numa nota ciatada pela Agência Ecclesia.

“É um momento sempre importante de aprendizagem e de partilhas que são boas para a viv~encia do Casal e também da própria equipa”# afirmou ao Sítio Igreja Açores o conselheiro da Equipa dirigente da Região Açores Centro, que conta com 21 equipas ativas e uma em pilotagem.

“Escutar, guardar e viver…são desafios importantes para aqueilo que é a vida: escutarmos os outros; guardarmos o que é importante e depois levarmos para a vida aquilo que é fundamental para a nossa vida como cristãos…” afirmou ainda o sacerdote.

A iniciativa contou com 1400 participantes, entre casais campistas e sacerdotes conselheiros espirituais, com o tema “…A exemplo de Maria” e repartiu-se em três painéis: “Escutemos… a exemplo de Maria”, “Guardemos… a exemplo de Maria” e “Vivamos… a exemplo de Maria”.

Um dos momentos do encontro foi a passagem de testemunhos que acontece anualmente, em várias regiões, e que em 2023 teve a passagem do casal responsável por toda a Supra Região Portugal (que abarca para além de Portugal, vários países da África lusófona: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe).

“Eu acho que, um pouco a exemplo de Maria, temos por hábito dizer sim, mas também a exemplo de Maria, sabemos que temos Deus connosco, ele vive no meio de nós, está presente no meio de nós e, por isso mesmo, é também com muito entusiasmo e com a coragem dada por Deus que enfrentamos este desafio”, afirmou Fátima.

António Carioca revela que uma das prioridades do mandato de cinco anos do casal é “animar” todo o movimento depois da pandemia e “capitalizar o entusiasmo que foi a Jornada Mundial da Juventude, a envolvência de todos os casais, das equipas”.

“Todas as pessoas estão com esse entusiasmo e agora é mesmo retomar tudo aquilo que são os pontos, objetivos típicos carismáticos, do nosso movimento Equipas de Nossa Senhora e continuar com esse trabalho agora”, adiantou o entrevistado.

O cardeal D. Manuel Clemente – que esteve presente no Encontro e deixou uma lição e proposta de vida sobre exemplo de Maria na vida cristã, além de ter celebrado a eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade – evocou a importância do movimento para a vida da Igreja e a sua renovação.

“É muito importante [a renovação] porque se há hoje urgência numa sociedade como a nossa é precisamente a de consolidar os laços familiares, porque é uma sociedade como estamos a ver muito desagregada a começar pelo seu núcleo básico que é a família de cada um, não só em relação ao casal e aos filhos, mas também em relação aos idosos”, referiu.

(Com Ecclesia)

Scroll to Top