Diocese avança para criação de escola para “aprofundar e consolidar” processo de formação permanente
A Escola Diocesana de Formação, promovida pelo Seminário Episcopal de Angra e pelo Serviço de Coordenação da Formação Diocesana, abrirá no ano pastoral de 2026/2027 e tem como missão oferecer uma formação cristã sólida e aprofundada, que ajude os fiéis a compreender, viver e testemunhar a sua fé de forma consciente e esclarecida, lê-se no documento que foi publicado online esta sexta-feira do Projeto Pastoral Diocesano.
Dirigida especialmente a leigos que desejam assumir um compromisso pastoral mais responsável ou que procuram simplesmente aprofundar a sua vida cristã, a Escola aposta numa abordagem teológica, bíblica, litúrgica e pastoral, dando instrumentos de reflexão crítica e madura. O objetivo é capacitar os fiéis para participarem de modo mais ativo na vida e missão da Igreja e no testemunho público da fé.
Entre as várias propostas, destaca-se o Curso Básico de Teologia, considerado a base da oferta formativa da Escola. Este curso destina-se a todos os que querem aprofundar o conhecimento da fé cristã de forma estruturada e pastoralmente enraizada, em particular catequistas, agentes de pastoral, membros de movimentos e serviços da Igreja, mas também qualquer pessoa que deseje compreender melhor o mistério de Deus.
“Mais do que transmitir conteúdos doutrinais”, o Curso Básico de Teologia pretende promover uma “formação integral”, aliando o saber teológico à experiência de fé, a reflexão intelectual à vida espiritual e o conhecimento ao serviço comunitário.
Com esta iniciativa, a Escola Diocesana de Formação procura ser um espaço de “crescimento humano e espiritual”, ajudando os cristãos açorianos a “dar razões da sua esperança” e a “viverem a fé de forma madura e comprometida”, tanto na Igreja como na sociedade.
A Escola vai oferecer dois cursos básicos- de três anos em Teologia e de dois anos para os ministérios laicais, organizados em semestres- recomendando-se que os participantes tenham o equivalente ao 9º ano. As aulas decorrerão no Seminário de Angra e podem ser assistidas de forma presencial, online ou assíncrona (gravada); cada disciplina tem frequência semanal com duração de 90 minutos. Todos os cursos têm uma avaliação final.
Para além das disciplinas obrigatórias há ainda cursos livres que podem ser frequentados de forma isolada. As inscrições para qualquer um dos cursos estão abertas entre os dias 1 de março e 31 de maio. As aulas começarão a 19 de setembro. Para mais informações o contacto é escola.formacao@diocesedeangra.pt
No próximo domingo, o prelado diocesano presidirá à abertura do ano pastoral em Santa Maria, a primeira ilha a ser descoberta e, por isso, escolhida simbolicamente para iniciar esta nova etapa da Igreja diocesana. A cerimónia de abertura, onde será lançado o Projeto Pastoral Diocesano, terá lugar na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, às 16h00, seguindo-se depois a celebração da Eucaristia, às 18h00, na Igreja Matriz de Vila do porto, igreja jubilar da ilha. A sessão de abertura terá transmissão em direto em https://www.facebook.com/igrejaacores/. Na ocasião será lançado o caderno operativo deste primeiro ano do triénio, sob o lema “Cristão, que dizes de ti mesmo”.