Praia do Almoxarife retoma giro da procissão de 1718

As comemorações do Voto Camarário em honra do Senhor Santo Cristo, que se iniciaram a 1 de fevereiro passado, terão um momento forte no próximo domingo, 22 de abril.

Na Igreja Matriz da Horta irão reunir-se as imagens de todos os padroeiros das 13 paróquias da freguesia que sairão em procissão com a imagem do Senhor Santo Cristo.

Esta procissão acontecerá após uma Eucaristia, no mesmo local, que será celebrada pelas 17h00 e terá a particularidade de recriar, dentro das possibilidades, o percurso feito há 300 anos, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.

300 anos depois, a procissão saíra assim da Igreja Matriz até à Igreja da Conceição contando com as representações de todas as paróquias, assinalando a data, 20 de abril, em que foi lavrada a ata da Câmara Municipal que está na base do voto.

De acordo com João Ponte, pároco da paróquia da Praia do Almoxarife, “este é um momento com especial importância porque reunirá todas as paróquias, ou seja a ilha, à volta deste culto do Senhor Santo Cristo recriando o que aconteceu há 300 anos”.

“Este é uma oportunidade para vivermos esta fé de Povo de Deus que a Cruz tanto nos apela”, afirma o sacerdote.

O voto religioso do Senhor Santo Cristo remonta a 1718 por altura da erupção de um Vulcão na ilha do Pico que devastou as zonas de Bandeiras e de Santa Luzia. Com receio que as explosões vulcânicas atingissem a ilha do Faial, a população saiu à rua em procissão com a imagem do Senhor Santo Cristo, pedido proteção e misericórdia. A ilha foi poupada da devastação, pelos que os responsáveis camarários aprovaram o voto de todos os anos mandar celebrar uma missa de ação de graças a Deus. Na Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Praia do Almoxarife, permanece uma imagem histórica do Cristo Crucificado, que é alvo de profunda devoção em todo o concelho da Horta.

Na altura, a imagem do Senhor Santo Cristo, da Praia do Almoxarife, encontrava-se na cidade da Horta, no então Convento da Glória. Daí saiu em procissão até à zona da praia da Conceição, onde foi feito um sermão em que se lançou precisamente a ideia de anualmente os faialenses irem em peregrinação venerar a imagem do Senhor Santo Cristo. A procissão terminou na Igreja Conceição. É este o giro que fará no próximo domingo