Faial continua a celebrar 300 anos do Voto ao Senhor Santo Cristo

Praia do Almoxarife retoma giro da procissão de 1718

As comemorações do Voto Camarário em honra do Senhor Santo Cristo, que se iniciaram a 1 de fevereiro passado, terão um momento forte no próximo domingo, 22 de abril.

Na Igreja Matriz da Horta irão reunir-se as imagens de todos os padroeiros das 13 paróquias da freguesia que sairão em procissão com a imagem do Senhor Santo Cristo.

Esta procissão acontecerá após uma Eucaristia, no mesmo local, que será celebrada pelas 17h00 e terá a particularidade de recriar, dentro das possibilidades, o percurso feito há 300 anos, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.

300 anos depois, a procissão saíra assim da Igreja Matriz até à Igreja da Conceição contando com as representações de todas as paróquias, assinalando a data, 20 de abril, em que foi lavrada a ata da Câmara Municipal que está na base do voto.

De acordo com João Ponte, pároco da paróquia da Praia do Almoxarife, “este é um momento com especial importância porque reunirá todas as paróquias, ou seja a ilha, à volta deste culto do Senhor Santo Cristo recriando o que aconteceu há 300 anos”.

“Este é uma oportunidade para vivermos esta fé de Povo de Deus que a Cruz tanto nos apela”, afirma o sacerdote.

O voto religioso do Senhor Santo Cristo remonta a 1718 por altura da erupção de um Vulcão na ilha do Pico que devastou as zonas de Bandeiras e de Santa Luzia. Com receio que as explosões vulcânicas atingissem a ilha do Faial, a população saiu à rua em procissão com a imagem do Senhor Santo Cristo, pedido proteção e misericórdia. A ilha foi poupada da devastação, pelos que os responsáveis camarários aprovaram o voto de todos os anos mandar celebrar uma missa de ação de graças a Deus. Na Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Praia do Almoxarife, permanece uma imagem histórica do Cristo Crucificado, que é alvo de profunda devoção em todo o concelho da Horta.

Na altura, a imagem do Senhor Santo Cristo, da Praia do Almoxarife, encontrava-se na cidade da Horta, no então Convento da Glória. Daí saiu em procissão até à zona da praia da Conceição, onde foi feito um sermão em que se lançou precisamente a ideia de anualmente os faialenses irem em peregrinação venerar a imagem do Senhor Santo Cristo. A procissão terminou na Igreja Conceição. É este o giro que fará no próximo domingo

Scroll to Top