Pe José Lapa tinha 87 anos.

O fundador do movimento Renovamento Carismático em Portugal, padre José Lapa, faleceu, esta segunda-feira, em Lisboa, com 87 anos.

 

O sacerdote que pertencia à congregação dos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos) desenvolveu quase toda a sua vida de padre em Lisboa, com exceção de um interregno de sete anos no Porto e conheceu o movimento do Renovamento Carismático numa visita a Roma (Itália), em 1973, revela uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

 

O funeral será presidido por D. Joaquim Mendes, esta terça-feira, na Igreja de santa Isabel (Lisboa) às 14h00m e hoje, pelas 21h00m, vai realizar-se uma vigília oração.

 

Natural do concelho de Peso da Régua, o padre José Lapa fez um ano (1973) de reciclagem Teológico-Pastoral em Roma e aí teve a “oportunidade de conhecer o Renovamento Carismático, um «Movimento Pentecostal» surgido em 1967, na Universidade Espiritana de Duquesne, nos Estados Unidos e que começava a alastrar por todo o mundo”, acrescenta o comunicado.

 

Como ele próprio escreveu em 1998, “esta experiência que me encheu as medidas, deu novo sentido à minha vida de sacerdote e de religioso… Deus serviu-se de mim para fundar o Renovamento Carismático em Portugal em 1974. O grupo que aqui comecei e que agora se chama PNEUMAVITA tornou-se como que a Comunidade Mãe do Renovamento entre nós”, lê-se.