Iniciativa, organizada em parceria com o Serviço Diocesano de Liturgia, decorre entre 22 e 25 de janeiro na Maia

A ouvidoria de Fenais da Vera Cruz, na ilha de São Miguel, organiza, em parceria com o Serviço Diocesano de Liturgia, as primeiras jornadas de liturgia, entre 22 e 25 de janeiro na Maia.

A iniciativa, organizada pela primeira vez nesta ouvidoria da costa norte de São Miguel, intitula-se “Liturgia, cume e fonte da vida cristã” e será orientada pelo diretor diocesano do Serviço de Liturgia, Pe. Marco Luciano Carvalho e por outro elemento do secretariado diocesano, Pe Marco Sérgio Tavares.

Para o ouvidor, Pe. Carlos Simas, trata-se de uma oportunidade para colmatar uma lacuna que muitas vezes “interfere de modo inconsciente ou consciente nas celebrações da Igreja” e que alerta para a necessidades de “formar cada vez mais os leigos no que respeita a estas matérias”.

Numa nota enviada ao Igreja Açores, o sacerdote sublinha que “a liturgia não é algo que se encerra somente aos sacerdotes mas a todos os leigos. É, pois, no entendimento da liturgia, que se celebra, que nos identificamos e percebemos não somente a nossa fé mas todo o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor”.

As jornadas começam no dia 22 de janeiro, às 20h00, com um encontro dos movimentos da Pastoral Litúrgica: Acólitos, Leitores, Ministros Extraordinários da Comunhão e Grupos Corais, na Igreja Matriz da Maia. No dia 23, também às 20h00, os Grupos Corais desenvolvem a formação na Igreja Matriz da Maia e os Acólitos no Centro Social e Paroquial da Maia. No dia 24 entram em destaque os grupos de Leitores e Ministros Extraordinários da Comunhão, na Matriz e no Centro Paroquial, respetivamente.

NO dia 25, dia do encerramento da formação, todos os movimentos se  reúnem na Matriz para uma celebração eucarística  às 20h00.

Mais informações em http://m.ouvidoriafvc.webnode.pt/news/ouvidoria-abre-o-ano-com-jornadas-de-liturgia/