Festa começa amanhã com a novena

As festas de Nossa Senhora de Lourdes, no concelho das Lajes do Pico, começaram esta sexta-feira, com o novenário em honra de Nossa Senhora e a mudança da imagem de Nossa Senhora de Lourdes da sua Capela para o trono na nave central da Igreja Matriz. A novena realiza-se até 26 de agosto e no dia 21, domingo, a novena será seguida de procissão de velas.

Na quinta-feira, dia 25, haverá a adoração ao Santíssimo Sacramento e confissões.

No sábado, dia 27 de agosto, as Novenas encerram com a missa do aniversário da dedicação da Igreja Matriz, seguido da Procissão da Matriz até ao Caneiro para a realização da Procissão Marítima.

No domingo, dia 28 de agosto, o tão característico “Domingo de Lourdes”, haverá a habitual missa dos Doentes de manhã. À tarde, a solene celebração Eucarística presidida pelo Padre Nelson Pereira é  seguida da solene Procissão da Senhora de Lourdes, com o sermão junto ao porto sobre um bote baleeiro, também feito pelo Padre Nelson Pereira.

Na segunda-feira, dia 29 de agosto, dia de encerramento da festa de Nossa Senhora de Lourdes, será celebrada a missa seguida da mudança da imagem da Senhora de Lourdes para a sua Capela.

Esta festa encerra as principais festas de verão da ilha do Pico, atraindo milhares de forasteiros que habitualmente participam na Semana dos Baleeiros que promove um programa sócio-cultural que integra a festa.

A abertura oficial da Semana dos Baleeiros será na segunda-feira, dia 22 de agosto, com a sessão solene seguida do concerto do Grupo Coral das Lajes do Pico, na Igreja Matriz da Santíssima Trindade.

Na terça-feira, a monumental Noite de Fados terá lugar na emblemática Ermida de São Pedro, como manda a tradição, com a fadista Cristina Maria. Na quarta-feira, estreia a Festa Açoriana com as danças tradicionais e danças do mundo. Na quinta-feira e sexta-feira, a noite é popular com artistas portugueses. No domingo, haverá o tradicional desfile de filarmónicas, desde o Cruzeiro até à Igreja Matriz da Santíssima Trindade, a Missa e Procissão de Nossa Senhora de Lourdes. À noite, a Orquestra Municipal será acompanhada por Rita Guerra.

(Fotos retiradas do facebook do padre João António Bettencourt das Neves)