Festa de Nossa Senhora da Piedade no Pico centrada na peregrinação

As ruas da freguesia serão “forradas” por tapetes de flores na sexta feira

A festa de Nossa Senhora da Piedade, na ilha do Pico, realiza-se entre os dias 2 e 8 de setembro, embora o novenário preparatório se realize já a partir de quinta feira, dia 30.

As festas serão centradas em Maria e no episódio das Bodas de Canã- “Fazei tudo o que Ele vos disser”-

A grande novidade deste ano será a repetição, pelo segundo ano consecutivo, de uma peregrinação entre a Ermida de São João e a Igreja da Piedade, no dia 4 de setembro às 18h00.
“É uma caminhada reflexiva onde se reza o terço, meditam-se várias reflexões marianas, faz-se a via sacra e louva-se Maria com cânticos marianos” refere uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
Também no dia 8 (dia da festividade) elaborar-se-ão os tapetes de flores na zona nobre da procissão, também novidade do ano passado e que foi muito apreciada.

As duas celebrações do dia 8 e também o novenário serão animadas pelo Coro Infantil da paróquia, Coro Infantil Nossa Senhora da Piedade, atual responsável pela liturgia musical paroquial.
Este ano, para assinalar o centenário das aparições de Fátima, juntar-se-á na procissão a Imagem de Nossa Senhora da Fátima com os três pastorinhos (3 crianças da freguesia).

A Igreja de Nossa Senhora da Piedade é uma igreja católica açoriana localizada na freguesia da Piedade, concelho das Lajes do Pico, na Ilha do Pico e a freguesia é uma das mais ricas e antigas de toda a Ilha. Os primeiros documentos relativos à construção da igreja datam de 1723 mas a igreja só terá sido construída por volta de 1756.

A igreja de Nossa Senhora da Piedade é rica e ampla. Dispõe de um frontispício rico de pedra lavrada, sendo mesmo, neste particular, um dos mais belos e imponentes da Ilha do Pico.

No altar-mor encontra-se exposta à veneração dos fiéis uma antiga e bastante rica imagem de Nossa Senhora da Piedade com Cristo morto nos braços. É uma imagem de grande beleza, elegante e expressiva. Todos os altares laterais deste templo apresentam valiosos retábulos e ainda ricas e antigas esculturas de madeira.

Alvo da maior devoção em toda a ilha, a festa da Senhora da Piedade, todos os anos, em 8 de Setembro, atrai milhares de fiéis.

 

(Com Gonçalo da Silva Brum)

 

 

Scroll to Top