Três professores do Seminário são chamados à pregação da novena preparatória da festa

O novenário de preparação da festa de Nossa Senhora da Conceição vai ser pregado por três professores do Seminário de Angra-  padre José Júlio Rocha, padre Hélder Miranda Alexandre e padre Teodoro Medeiros- a partir desta segunda-feira. O arranque é feito pelo padre José Júlio Rocha, segundo informação do Reitor deste santuário diocesano.

“A festa não é só da paróquia; é de toda a ilha pela sua envolvência” referiu ao Igreja Açores o reitor do Santuário, cónego Ricardo Henriques.

A preparação começa no dia 29 de novembro e prolonga-se até dia 7 de dezembro, véspera do dia da Imaculada Conceição, que em Angra é assinalado desde sempre. No dia 4 de dezembro haverá uma Vigilia das Equipas de Nossa Senhora e, no dia 7, para os estudantes da escola secundária da Escola Jerónimo Emiliano de Andrade, às 10h45 e para os funcionários públicos às 13h15,  haverá uma celebração própria. De destacar também no dia 7 a oração de Vésperas, cantada pelos alunos do Seminário Episcopal de Angra.

Nas festas participa o Coro da Confraria da Nossa Senhora da Conceição que anima duas celebrações ( a primeira e a última), e o Coro  da Paróquia que, desde setembro, se tem vindo a preparar, sob a  batuta do Pároco, padre  Ricardo Henriques,  “para proporcionar uma vivência espiritual mais intensa num momento tão significativo para o Santuário”, destaca uma nota enviada pelo Santuário ao Igreja Açores. Recorde-se que este santuário adquiriu recentemente um Órgão eletrónico com ofertas  de “generosos fiéis da paróquia”, para tornar mais vivas as celebrações.

Finalmente, conforme prévia divulgação, no dia de 8 dezembro sete celebrações Eucarísticas preencherão o dia para proporcionar a todos uma participação ativa e plena nas festividades da Santíssima Virgem Maria.

“Todos os caminhos vão dar ao Santuário; que sejam dias de vivência espiritual que proporcione um encontro com Deus e com Nossa Senhora e que seja um momento de viragem transformadora para todos” refere o reitor numa mensagem dirigida através do Igreja Açores a todos os angrenses.

A pregação diária e a Missa das 12h00 no dia 8 serão transmitidas pelo Rádio Club de Angra e pela Vitec.

As festas de Nossa Senhora da Conceição são festas muito participadas que nos últimos anos têm sido assinaladas de forma muito restritiva em virtude da situação pandémica.

O culto de Nossa Senhora da Conceição é um dos mais antigos em Angra do Heroísmo. A primeira igreja de Angra que lhe é dedicada é mandada construir em 1470, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que o sismo de 1980 haveria de destruir.

Com a reabertura do templo reconstruído, no momento em que se celebrava o Ano Episcopal Mariano, o pedido de elevação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição a Santuário Mariano foi feito nesse mesmo ano de 1987 pelo pároco da altura, Pe Adão Teixeira, benesse que foi concedida ainda no mesmo ano pelo Bispo de Angra, D. Aurélio Granada Escudeiro.

Desde então é um importante santuário de peregrinação na ilha Terceira, tendo sido seus reitores os Padres Adão Teixeira, João Maria Mendes, Jorge Mendonça e, atualmente, Francisco Dolores.

De referir, que foi aqui que se realizou o primeiro Encontro de Santuários Marianos Portugueses, em Novembro de 2003, altura em que renasceu a Confraria de Nossa Senhora da Conceição, criada em Dezembro de 1717 mas que no inicio do Século XX haveria de perder importância.

Programa da Festa da Imaculada Conceição 2021