A Santa Sé divulgou, esta segunda-feira, os horários das celebrações litúrgicas do Papa Francisco para a quadra natalícia e a festa da Imaculada Conceição.

“Para evitar multidões e o consequente risco de contágio da Covid-19”, em vez da habitual homenagem pública à Imaculada Conceição, na Praça de Espanha, centro de Roma, no dia 8 de dezembro, o Papa Francisco “fará um ato privado de devoção, rezando a Nossa Senhora para proteger os romanos, a cidade em que vivem e os doentes que precisam de sua proteção materna em todo o mundo”, lê-se no portal de notícias do Vaticano.

O tempo do Natal é marcado por “numerosas” celebrações presididas pelo Papa Francisco e acompanhadas pelo mundo inteiro.

No dia 24 de dezembro, às 19h30 (hora local), o Papa preside a missa da noite de Natal na Basílica de São Pedro e no dia seguinte, ao meio-dia, a tradicional bênção «Urbi et Orbi».

Na sexta-feira, dia 31, o Papa Francisco vai estar na Basílica de São Pedro, às 17h00, para presidir as primeiras Vésperas da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus e recitar o «Te Deum» em ação de graças pelo ano decorrido.

A Basílica de São Pedro também acolhe as celebrações nos dias 1 e 6 de janeiro.

No primeiro dia do novo ano, Solenidade da Santíssima Virgem Maria Mãe de Deus e 55º Dia Mundial da Paz, o Papa preside, às 10h00, à eucaristia, assim como a 6 de janeiro, Solenidade da Epifania do Senhor, também às 10h00 locais.

No dia 09 de janeiro, domingo após a Epifania, celebra-se a Festa do Batismo do Senhor, às 09h30, na Capela Sistina, onde o Papa Francisco preside à eucaristia e ao batismo de algumas crianças.

(Com Ecclesia)