Festa da padroeira é celebrada entre 23 e 31 de julho

As festas em honra de Sant´Ana, nas Furnas, na ilha de São Miguel realizam-se entre 23 e 31 de julho e prometem encher o vale no ano em que a tradicional procissão, que percorre as principais artérias da freguesia, celebra 150 anos.

O pregador das festas será o Padre André Grecki, pároco da Paróquia de São Mateus, na Cidade de Toronto, no Canadá.

De acordo com uma nota enviada ao sítio Igreja Açores pelo pároco trata-se de uma “forma de estabelecer um contacto mais profundo com as comunidades da Diáspora”, sobretudo no ano em que “celebramos os 150 anos da primeira procissão de Sant´Ana (1867) promovida pelos Doutores  augusto Clímaco Raposo, Bicudo Correia e Francisco Leite”. Refira-se que as Furnas nesta altura do ano é uma localidade muito procurada por turistas e veraneantes; entre eles muitos emigrantes que regressam à terra natal.

O primeiro momento da festa é o cortejo com a recolha de ofertas, que se realiza no dia 23 de julho. A 26 haverá a tradicional arrematação do gado, e a 27, um jantar de angariação de fundos para as obras de restauro da Igreja de Nossa Senhora D´Alegria.

No dia 28 será a inauguração da iluminação, com um concerto da Banda Municipal Alterense (de Alter do Chão, Alentejo).

No dia 29, a Missa será cantada pelo grupo de jovens seguida de procissão da mudança da imagem. No dia 30, dia principal da festa, a Missa é celebrada às 12h15 e a procissão sairá à rua às 17h00 acompanhada pelas bandas filarmónicas Alterense, Sagrado Coração de Jesus (faial da Terra); São Paulo (Ribeira Quente) e Sociedade Harmónica Furnense.

A festa termina no dia 31 de julho com a despedida da imagem e um concerto da Banda Municipal Alterense, convidada para estas festas.