D.João Lavrador presidiu à Conferência de Imprensa de apresentação da Capa a colocar na imagem durante os dois dias de procissão

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres têm um sentido “integrador” e por isso “a sua dimensão social é muito relevante” afirmou o bispo de Angra na conferência de imprensa que decorreu no Santuário do Senhor santo Cristo, em Ponta Delgada, para apresentação da Capa que a imagem ostentará nos dias da festa.

“Há uma expressão social nestas festas que faz com que elas tenham um carácter integrador de forma a que todos tenham cidadania e que todos tenham o seu local para expressar as suas dificuldades e depositarem as suas esperanças” disse D. João lavrador referindo-se às festas mas também ao Santuário do Senhor Santo Cristo.

“O próprio contexto do santuário tem esta finalidade de integração. É, em primeiro lugar, um espaço de oração e de conversão mas também de integração pois acolhe gente de diferentes proveniências, com diferentes anseios e expetativas e com diferentes problemas, procurando acolhe-la e integra-la da melhor forma,” precisou o prelado.

“É desta dimensão social associada a uma dimensão de fé e de cultura que se faz estas festas”, sublinhou o bispo de Angra.

Durante a conferência de imprensa o prelado fez uma alusão á mensagem do Papa para o dia Mundial das Comunicações Sociais que se celebra no dia 28 de maio agradecendo aos jornalistas o trabalho na divulgação e promoção destas festas.

“O Santo Padre exorta-nos a comunicar esperança e confiança no nosso tempo, procurando dar boas notícias” referiu o bispo de Angra destacando que “esta é uma boa noticia porque os penitentes que colocam no Senhor Santo Cristo as suas expetativas e as suas esperanças aguardam por uma boa nova”, disse o prelado.

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres começam esta sexta feira, tendo como dias maiores o sábado e o domingo, altura em que a imagem fica entregue à guarda da Irmandade que a transportará pelas ruas de Ponta Delgada em procissão.