Entre 10 e 12 de julho na Lagoa jovens procuram evangelizar pela arte

O Festival Zarpar, que se realiza na Lagoa, na ilha de São Miguel, entre 10 e 12 de julho, vai promover seis exposições permanentes que irão ocupar um espaço fixo durante os dias do certame.

“As vidas das Pedras” de Fernando Resendes e “Romeiros da ilha Terceira” de Fernando Pavão, ambas em fotografia; “Filamentos de Luz” de Gilberto Bernardo, em escultura; “As Jóias do Senhora”, de Sofia Botelho, em artesanato; “O Evangelho ilustrado- Ano A”, de Luís Cardoso, em cartoons e “Percursos” de Pedro Sousa, em pintura são as seis exposições que vão poder ser vistas e cujo objetivo é mostrar como as diversas formas de expressão artística podem estar ao serviço do Evangelho e, consequentemente, da mensagem cristã.

Este festival jovem, organizado pelo serviço da pastoral juvenil da ouvidoria da Lagoa, que se concentrará no Convento dos Frades, realiza-se pela primeira vez e pretende ser um espaço “de evangelização pela arte”, com o envolvimento de toda a família, referem os organizadores.

“Sabemos que no verão há muita oferta e esta é uma atividade ousada, organizada em contra-relógio, mas também estamos aqui para arriscar e demonstrar como os jovens católicos se divertem centrados na oração”, disse o Pe Nuno Maiato, um dos organizadores da iniciativa.

Além das exposições haverá também uma feira do livro que contará com a presença de vários editores nacionais e regionais que responderam positivamente ao repto da organização.

Neste espaço serão lançados três livros: “Mosaicos de fé” do Pe Luís Leal (10 de julho); “Encíclica Laudato Si”, que será apresentada por uma religiosa das irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (11 de julho) e “1/3 Oração Jovem (Fogo Posto) de Tereza Ameal e Fogo Posto (dia 12).

O Festival Zarpar conta ainda com um Cais de Oração diário, animado por vários grupos de jovens da ouvidoria e da ilha de São Miguel e com workshops. Todos os dias o fim da noite é preenchido com concertos musicais, com particular destaque para o rock, com a banda R3M.

Esta é uma iniciativa da pastoral juvenil da Lagoa de que o Sítio Igreja Açores é parceiro.

 

zarpar_2015_0_dr_ia_178-119

Cartaz

zarpar_2015_0_dr_ia_178-119

Panfleto

zarpar_2015_0_dr_ia_178-119

Programa

zarpar_2015_0_dr_ia_178-119

Projeto