Iniciativa conta com música noite dentro

O Jardim da Alameda nas Furnas, ilha de São Miguel, acolhe este sábado o festival “No vale da Fé”, que junta não apenas sons e melodias, mas sobretudo a alma de uma comunidade que sabe acolher, rezar e celebrar em conjunto.
O evento, organizado pelos romeiros das Furnas e da Ribeira Quente, contou com a participação de vários grupos locais e atraiu não só a comunidade da freguesia, mas também muitos visitantes de fora, curiosos em conhecer a iniciativa.
Para Nuno Furtado, da organização, o balanço “é muito positivo” desde logo “pela adesão manifestada por todos os que se envolveram”.
“Tudo o que seja para Deus corre sempre bem. É a primeira vez, muita gente de fora curiosa. Julgo que a nossa ideia está a surtir efeito: mostrar às pessoas o que somos e para onde queremos ir, e as pessoas aderiram. Desde logo as forças vivas aqui das Furnas – escuteiros, rancho folclórico ou a Irmandade do Espírito Santo – disseram presente.”
O mestre dos Romeiros disse ainda que o festival “refletiu o espírito da comunidade” e isso “é o mais importante”.
“Somos uma comunidade agregadora. Dar a conhecer que somos pessoas do bem, da verdade e da paz. Esta é a minha igreja. Quando cantamos rezamos duas vezes, e através da música, da alegria e da partilha mostramos que somos uma comunidade que vale a pena integrar e seguir.”
Entre os participantes estiveram também os Escuteiros do Agrupamento 1033 de Furnas. Carla rego, uma das chefes presentes destacou a vertente solidária da presença no festival.
“Montámos uma loja de objetos e roupa de segunda mão para angariar fundos para a construção da nova sede. Estamos há muitos anos num edifício sem condições e queremos dar melhores condições aos nossos jovens”, disse.
O agrupamento, fundado em 1991, reúne atualmente cerca de 60 elementos das várias secções. Carla Rego reforça a importância do movimento para os mais novos.
“Desde tenra idade incutimos o sentido de servir o outro. Os jovens aderem com entusiasmo, sobretudo na primeira e segunda secção, e é assim que se criam novos conhecimentos e valores.”
Além dos escuteiros também o Grupo Folclórico, a Irmandade do Espírito Santo e alguns artesãos disseram presente neste evento que se realizou pela primeira vez mas será “para continuar”, num testemunho vivo da força da fé, da música e do convívio.
Entre os participantes contaram-se ainda o “Grupo de Jovens Guiados por jesus” do Cabouco; Lina Freitas e Andreia Amaral e o Padre Jason Gouveia e a sua banda.
Festival “Vale de Fé” propõe evangelização pela música e pela amizade