Pelo Pe Hélder Miranda Alexandre*

De 6 a 13 de Novembro celebrámos a Semana dedicada aos Seminários. A nossa diocese optou por escolher o tema “Fixa n`Ele o teu olhar”, antecipando a mensagem nacional, por uma questão de oportunidade e necessidade para que se avançasse com a produção e distribuição de materiais. O empenho de todos levou-nos a produzir cartazes, desdobráveis apelativos em jeito juvenil, e multimédia, de que se destaca o vídeo da vivência de um dia no Seminário, relatado em primeira pessoa. Um novo modo de abordar o tema, com o intuito de suscitar interesse por parte dos mais novos, numa linguagem diferente e animada.

Foram dias de graça e de oportunidade evangelizadora. Desde logo, a abertura foi amplamente incentivada por um grande número de jovens que participaram na Vigília de Oração na Paróquia da Fonte do Bastardo. A missão era urgente, e, como que aquecidos na base, catorze seminaristas foram enviados a várias ouvidorias e Ilhas: Ponta Delgada, Vila Franca do Campo, Lagoa, Povoação em S. Miguel, Santa Maria, Graciosa e Pico. Outras ficaram à espera da outras oportunidades, porque os recursos humanos são poucos. Entretanto, na Ilha Terceira, foram vários os grupos que visitaram o Seminário, apoiados pelos mais novos que cá ficaram.

Não se pode medir nem contabilizar o alcance destes trabalhos. Contudo, o entusiasmo e o brilho nos olhos dos nossos rapazes fazem antever um futuro risonho. Cansados de nunca terem parado, entre missas, catequeses, grupos de jovens, escolas…, mas de alma cheia! Muita mensagem passou, mais ainda fica por fazer. O que se rezou, só Deus sabe!

Apraz-nos registar com satisfação e entusiasmo a iniciativa do Pré Seminário de S. Miguel que vai reunir, no 26 de Novembro, no Convento da Esperança.

Recordamos as palavras do nosso Bispo. “O Seminário é um sinal erguido no centro da vida diocesana a despertar a consciência de todos os diocesanos para a bondade e a ternura de Deus que na Sua misericórdia nos chama a viver no Seu amor e a testemunhá-lo no mundo concreto onde vivemos. Faço o apelo a todos os diocesanos para que manifestem o interesse pelo Seminário Maior, apreciem e valorizem o esforço educativo que aí se está a realizar, se empenhem na dinamização vocacional que passará pelas famílias e pelas comunidades cristãs, rendam graças a Deus que na Sua misericórdia nos oferece a alegria de um Seminário dinâmico cuja comunidade se manifesta alegre e feliz e contribuam generosamente para as grandes despesas que acarreta a sua vida”.

Nestas linhas registamos o nosso imenso agradecimento, de um modo especial à Comunidade do Seminário, sobretudo aos seminaristas que mais trabalharam, e à equipa Diocesana da Pastoral Vocacional. O momento é de esperança e de alegria pelo trabalho realizado! Bendito seja Deus!

*Reitor do Seminário e Responsável do Serviço Diocesano da Pastoral Vocacional