O presépio é um dos quatro presépios que a ouvidoria da Povoação tem para visitar

O mais célebre e singular Presépio do arquipélago, feito na natureza com elementos naturais, foi inaugurado no dia 7 de dezembro, com mais lâmpadas, led’s e centenas de figuras com algumas modificações e inovações. A organização é da Câmara Municipal da Povoação, que conta com a parceria da Junta de Freguesia de Furnas.
Durante a quadra natalícia estará prevista animação aos fins de semana na zona das Caldeiras a partir das 20h30.
“A paisagem geotérmica com fumarolas, depósitos minerais, água a borbulhar e o cheiro característico do enxofre criam um ambiente único, valorizado por este cartaz turístico, desta altura festiva, que todos os anos atrai milhares de visitantes à apelidada Sala de Visitas dos Açores”, refere uma nota da autarquia.
O Presépio das Caldeiras da Furnas surgiu em 1975, pelas mãos de um grupo de jovens, intitulado Juventude Democrática Furnense (JDF) que tinha dotes para as artes da pintura e da música. Inicialmente o grupo levou a cabo o projeto com fundos próprios. Depois contou com o apoio da antiga Casa da Cultura. Uns anos mais tarde passou a ter a colaboração da Junta de Freguesia de Furnas e depois o financiamento da Câmara Municipal da Povoação, ação que se mantém até aos dias de hoje.
Dizem os mais antigos que o Presépio terá começado apenas com a recriação da Sagrada Família, numa gruta natural, entre fumarolas e pequenos cursos de água quente, que maravilhavam os visitantes. Ano após ano, foi crescendo, recebendo novas figuras, episódios bíblicos e luzes, muitas luzes coloridas, que lhe deram brilho e enriqueceram um cenário em constante transformação, onde a magia acontece em cada quadra natalícia.
Durante a quadra do Natal, o Presépio das Caldeiras das Furnas ficará iluminado continuamente na noite da consoada e também a mesma situação acontecerá na véspera de fim de ano e no próprio ano novo. Nos restantes dias, a iluminação estará disponível das 18h00 à 01h00.

\A ouvidoria da Povoação conta ainda com mais três presépios de grande monta, todos eles visitáveis: um na Vila, outro no Faial da terra e outro em Água Retorta, que será inaugurado esta quarta-feira. Estes presépios resultam de uma colaboração entre a autarquia e algumas instituições sociais.