Iniciativa é dirigida a toda a Igreja

O Grupo Vita vai promover na diocese de Angra uma formação dirigida a todo o Povo de Deus sobre medidas preventivas de abuso e violência sobre menores e pessoas em risco, nos dias 26 e 28 de maio, nas ilhas Terceira e São Miguel.
A formação aberta a todos, será ministrada por Rute Agulhas e realiza-se no dia 26 pelas 20h00 no Salão do Seminário Episcopal de Angra e no dia 28 no auditório do Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, às 20h30.
“O Grupo VITA é um grupo isento, autónomo e independente, que visa acolher, escutar, acompanhar e prevenir as situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal, numa lógica de intervenção sistémica”, pode ler-se na sua página online.
“O Grupo VITA pretende criar e consolidar respostas especializadas, capacitar e desenvolver recursos, bem como desenvolver os procedimentos necessários à prevenção de situações de violência sexual sobre crianças e adultos vulneráveis, em estreita articulação com a Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas, as Comissões Diocesanas, Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica e demais estruturas eclesiásticas” diz ainda a referida página.
Desde maio do ano passado que o Grupo Vita tem privilegiado a realização de ações de sensibilização e capacitação das diversas estruturas da Igreja, tendo abrangido, até ao momento, cerca de 1300 pessoas neste contexto.