Procissão sai este domingo, percorrendo as principais artérias da cidade

Celebra-se hoje o dia principal das festas em honra de Nossa Senhora das Angústias, uma da mais antigas e maiores da ilha do Faial, com a concelebração solene às 16h00, seguida de procissão, que este ano é presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Cónego Hélder Fonseca Mendes e contará com a presença do clero do Faial e da ilha vizinha do Pico.

A festa que, para além do programa religioso, tem sempre associado um vasto cartaz cultural e desportivo, começou no passado sábado e, ontem contou com a tradicional regata de botes baleeiros.

Durante o septenário participaram as paróquias da Zona Pastoral da Horta, cidade e periferia e as reflexões foram feitas pelos diferentes sacerdotes da ilha.

Com esta festa abre-se a temporada de festividades de verão na ilha do Faial.

Nossa Senhora das Angústias é a primeira invocação desta ilha, remontando aos tempos dos povoadores. No inicio a Festa em honra de Nossa Senhora das Angústias era a maior romaria da cidade da Horta, embora tivesse começado por ser mais uma festa paroquial.

A partir da celebração do V centenário do povoamento do Faial, esta festa ganhou a projeção que tem hoje e a procissão é a segunda maior da ilha.

A procissão este ano vem para o lado da cidade passando pelo lar da Santa Casa da Misericórdia da Horta.

Este ano retoma-se, também a tradição de contar com a participação de  uma filarmónica da ilha do Pico, a União e Progresso Madalense.

A par do programa religioso realizou-se um extenso e diversificado programa cívico, desde o dia 9 de maio,  com exposições de artesanato local e de fotografia- participaram 12 fotógrafos amadores com cerca de 50 fotografias sobre a freguesia das Angústias- Lugares e Vivências—e concertos bem como danças folclóricas.

Excecionalmente a empresa de transporte marítimo do canal, Transmaçor, vai realizar uma viajem Horta-Madalena este domingo às 23h30.