Igreja do Santo Cristo promove bênção de namorados em dia de São Valentim

Celebração terá lugar dia 14, às 19h00

O serviço diocesano da pastoral da família organiza no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim, uma celebração de bênção de namorados, na igreja do Santuário do Santo Cristo, em Ponta Delgada, com uma Eucaristia às 19h00.

De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores esta celebração, que se estende a todos os casais, pretende ser um contributo para assinalar “ de forma cristã a vivência deste dia”.

A missa será pregada pelo Reitor do santuário do Senhor Santo Cristo, Cónego Ariano Borges e é uma novidade.

“Já celebrei esta eucaristia de bênção dos namorados na ilha terceira e teve bastante adesão. Vamos ver como corre aqui mas se as pessoas aderirem para o ano termos de repetir mas com outra formação” referiu o sacerdote ao Sítio Igreja Açores.

Quanto à pregação, o pe Adriano Borges lembra que o que se pretende é valorizar o amor e o respeito entre duas pessoas que se amam”.

“Se houver esse respeito e essa lealdade nada do que um possa fazer tornará o outro infeliz” precisa.

Liturgicamente, 14 de Fevereiro é o dia de São Cirilo e de São Metódio, não o dia de São Valentim.

Segundo a tradição, São Valentim foi um dos primeiros bispos de Terni, que morreu mártir durante o reinado do imperador Cláudio II.

O seu nome está ligado a algumas lendas – provavelmente nascidas em França ou Inglaterra quando este dia começou a ser dedicado aos namorados ,- desenhadas a partir das histórias em torno de São Valentim, decapitado a 14 de Fevereiro por se ter recusado a renunciar ao Cristianismo e por, secretamente, ter celebrado o casamento entre uma jovem cristã e um pagão legionário, apesar da proibição de Cláudio II.

Apesar de continuar a ser celebrado em várias paróquias, a festa de São Valentim foi removida do calendário litúrgico em 1969 – numa decisão de reformar as festas dos santos que tiveram origem em lendas. Até ao II Concílio do Vaticano, a Igreja Católica dedicava pelo menos 11 dias a São Valentim.

Segundo o Secretariado Nacional de Litúrgia, Cirilo, natural de Salónica, recebeu formação em Constantinopla. Juntamente com seu irmão, Metódio, dirigiu-se para a Morávia, para pregar a fé católica. Ambos prepararam os textos litúrgicos em língua eslava, escritos com letras que depois se chamaram «cirílicas». Chamados a Roma, Cirilo morreu a 14 de Fevereiro de 869. Metódio foi ordenado bispo e partiu para a Panónia onde exerceu intensa actividade evangelizadora, com o apoio dos Pontífices Romanos. Morreu no dia 6 de Abril de 885 em Velehrad (Morávia).

A festa de São Valentim foi importada pelos ingleses para os Estados Unidos da América no Séc. XIX com a produção industrial de cartões de namorados.

As relíquias de São Valentim encontram-se na Basílica de Terni, igreja dedicada a este santo. Nesta Basílica, todos os anos a 14 de Janeiro, vários noivos confirmam os seus votos.

Scroll to Top