Igreja Matriz de Santa Cruz da Praia da Vitória assinala Dia dos Bens Culturais com inauguração da exposição “Exaltar”

Iniciativa celebra também os 45 anos da classificação da Matriz da Praia da Vitória como Imóvel de Interesse Público

Foto: Cartaz do evento

No próximo sábado, dia 18 de outubro, abre ao público, pelas 16h00, na Igreja Matriz de Santa Cruz da Praia da Vitória, a exposição “Exaltar” que constitui a IV estação do ciclo Lugares do Sagrado, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores .

“Esta iniciativa resulta da colaboração entre a Direção Regional da Cultura e a Diocese de Angra/ Paróquia de Santa Cruz da Praia da Vitória, tendo como principal objetivo a valorização do património cultural religioso dos Açores” refere a nota.

A inauguração da exposição assinala a efeméride do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja e incluirá um momento musical protagonizado pelo Coro Pactis.

Este projeto, iniciado em abril de 2022, e que já percorreu outras igrejas como por exemplo a de Santa Luzia de Angra,  oferece agora sum olhar interpretativo sobre uma seleção de bens culturais propriedade da paróquia de Santa Cruz da Praia, sob a perspetiva da História da Arte, tendo como plano de fundo a visão sobre os momentos mais marcantes da história da edificação, desde as origens (1460) ao Sismo de 1980.

O itinerário da exposição percorre vários espaços do interior da igreja, incidindo em múltiplos pontos de interesse, correspondentes a bens culturais móveis e integrados, oferecendo ainda abordagens sobre a evolução arquitetónica do edifício e o desaparecido conjunto de pintura mural que revestia o interior daquele templo, até à década de 1980, sublinha a nota. No total, é abordada cerca de centena e meia de bens culturais, que abrangem tipologias variadas como alfaias e equipamentos litúrgicos, escultura e pintura devocional, Talha, Azulejaria, entre outros.

A exposição assinala também, por outro lado,  os 45 anos da classificação da Matriz da Praia da Vitória como Imóvel de Interesse Público.

A Igreja foi erguida em 1456, quando Jácome de Bruges, o primeiro Capitão do Donatário da então Vila da Praia, decidiu fazer neste lugar uma igreja. Hoje, o edifício é considerado um dos maiores e mais belos monumentos religiosos da ilha Terceira.

Do complexo que compõe a igreja destaca-se o pórtico da fachada principal e os dois portais laterais quinhentistas, ao estilo Manuelino, a grande rosácea gótica e no seu interior a talha barroca do século XVIII da Capela do Santíssimo Sacramento e a Capela-Mor com talha dourada barroca do século XIX.

Scroll to Top