Cerimónia é presidida pelo prelado diocesano,  uma semana depois da festa da padroeira

A Igreja Paroquial da Terra Chã, na ilha Terceira, vai ser dedicada no próximo domingo dia 18, numa cerimónia presidida pelo Bispo de Angra, que tem inicio às 15h30.

O cortejo sairá da Casa Mortuária em direçao à igreja, com a presença dos sacerdotes que estiveram ao serviço nesta paróquia de Angra do Heroísmo, nos últimos 20 anos (Cónegos Angelo Valadão, Francisco Dolores e Ricardo Henriques e o padre Tomás de Brito), e outros sacerdotes convidados, Diáconos, seminaristas, autoridades civis e fieis,  seguindo-se o Rito próprio da Dedicação.

Esta dedicação acontece depois da Igreja ter estado durante cinco anos em obras de restauro e conservação. Estas obras, pagas com o dinheiro que resultou da venda de um terreno da paróquia para a construção de habitações, no valor de 200 mil euros, consistiram na colocação de um novo pavimento, na construção de dois corredores laterais para facilitar a circulação dos fieis, a colocação de azuleijos em toda a igreja, bem como pinturas.

O Altar Mor e o Altar do Coração de Jesus foram, igualmente, restaurados e dourados, sendo que a obra de restauro do primeiro demorou mais de um ano. Além disso, foram feitas quatro novas salas de catequese, que se juntaram às duas já existentes, reaproveitando os espaços de duas sacristias velhas. A eletrificação da igreja também foi toda  subsituída.

A Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Belém (Terra Chã) é a igreja sede da paróquia da freguesia da Terra Chã com cerca de três mil habitantes, e apresenta-se com uma arquitectura simples com a fachada dividida entre o corpo principal da igreja e a torre sineira.

O terreno para a construção desta igreja foi cedido por João Moniz Corte Real, que era descendente dos fundadores de uma antiga ermida que existia no lugar onde este templo foi erigido.

O lançamento da primeira pedra ocorreu no dia 21 de Novembro de 1846, tendo a construção durado até 1857 data em que o templo foi aberto ao culto.

A dedicação das igrejas é um rito muito antigo, caracterizado pelo seu aspecto festivo e popular e, geralmente, acontece quando se lança uma primeira pedra para a construção de uma nova igreja e serve para implorar a benção de Deus para levar a bom termo aquela obra e, simultaneamente, os fieis serem informados de que o edificio vai ser construído e é a casa de Deus.

A oração de dedicação tem  o objetivo de indicar que a igreja é dedicada a Deus.