II Encontro Sinodal Nacional reflete sobre implicações pastorais do Sínodo na Igreja em Portugal

Membros da Comissão Sinodal da diocese de Angra estarão presentes

Foto: Membros da Equipa sinodal de Angra

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) promove no próximo sábado, 10 de janeiro, em Fátima, o II Encontro Sinodal Nacional, dedicado à reflexão sobre as implicações pastorais do processo sinodal na vida da Igreja em Portugal, informa uma nota enviada esta quarta-feira ao Sítio Igreja Açores.

Sob o tema Da escuta à missão: espiritualidade sinodal e implicações pastorais”, o encontro tem como principal objetivo aprofundar a receção do Documento Final do Sínodo e discernir caminhos concretos para a sua implementação no contexto pastoral português, em cada uma das dioceses.

A iniciativa reunirá bispos e representantes das equipas sinodais e dos organismos de participação das dioceses de todo o país, bem como representantes da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP) e de diversos serviços e organismos da CEP. Cinco elementos da Comissão Diocesana estarão presentes no Encontro nacional.

Os trabalhos terão início às 10h00, com um momento de oração, seguido das palavras de abertura de D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. A reflexão central da manhã ficará a cargo de D. Virgílio Antunes, vice-presidente da CEP e Bispo de Coimbra, que abordará a espiritualidade sinodal e as suas implicações pastorais.

Seguir-se-á um tempo de escuta e partilha, no qual cada diocese será convidada a apresentar o modo como tem vindo a concretizar o Documento Final do Sínodo, destacando iniciativas em curso, dificuldades encontradas e sinais positivos emergentes neste caminho de renovação eclesial.

Durante a tarde, os participantes trabalharão em grupos segundo o método da conversação no Espírito”, refletindo sobre a pergunta: Que Igreja somos chamados a ser a partir da conversão no Espírito?”. As reflexões incidirão nas transformações pastorais decorrentes do processo sinodal e serão posteriormente apresentadas em plenário.

O encontro concluir-se-á com a apresentação das conclusões e de propostas da Equipa Sinodal da CEP para a continuidade do processo sinodal, antes das palavras finais e da oração de encerramento.

O II Encontro Sinodal Nacional insere-se no calendário definido pela Secretaria Geral do Sínodo para a implementação do Documento Final Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. De acordo com esse plano, os percursos de implementação decorrem até ao final de 2026, seguindo-se, em 2027, assembleias de avaliação a nível diocesano e nacional, e, em 2028, assembleias continentais, que culminarão numa Assembleia Eclesial no Vaticano, em outubro.

Scroll to Top