II Jornadas de Outono debatem papel do Estado à luz da Doutrina Social da Igreja

Bagão Félix é o orador convidado do Serviço Diocesano da Pastoral Social O “Papel do Estado à Luz da Doutrina Social da Igreja: para a igualdade” é o tema da conferência que o ex Ministro da Segurança Social Bagão Félix irá proferir no próximo dia 24 de outubro no âmbito das II Jornadas de Outono organizadas pelo Serviço da Pastoral Social, da Diocese de Angra.

O evento terá lugar no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara,  em Ponta Delgada, e será presidido pelo Vigário Episcopal para a ilha de São Miguel, também diretor deste Serviço Diocesano, Pe Cipriano Pacheco.

“A crise financeira despoletada nos recentes anos 2007 e 2008 tem vindo a ser um factor desencadeador de graves dificuldades socioeconómicas para as famílias de todas as regiões do País e da Europa. Os Açores, infelizmente, não tem sido excepção. Urge por esta razão, também nos Açores, promover a reflexão sobre este fenómeno, assim como, identificar estratégias para sairmos rapidamente desta situação” avança uma nota do serviço diocesano a que o Sítio Igreja Açores teve acesso esta quinta feira.

O Serviço Diocesano para a Pastoral Social tem vindo a apostar na realização destas Jornadas bi-anuais.

Durante o ano de 2013 ocorreram já dois momentos de reflexão. O primeiro, realizado em Maio, incidiu sob o tema “A Crise Actual: Contributos da Igreja para um Outro Desenvolvimento Social e Económico”, contando com a presença de Manuel Brandão Alves, Isabel Allegro de Magalhães, João Menezes, Rogério Roque Amaro e José Francisco Portela.

As Jornadas de Outono de 2013 decorreram sob o tema “Novas Estratégias Para a Prevenção e Erradicação da Pobreza – À Luz da Doutrina Social da Igreja”, nas quais participaram Alfredo Bruto da Costa e José Manuel Pureza.

Já este ano, as II Jornadas de Primavera tiveram como temática  “O Estado Social e a sua relação com a Doutrina Social da Igreja” contando com a presença de Eduardo Paz Ferreira.

Scroll to Top