A par das Jornadas, de hoje até domingo, decorrerá na Vila das Lajes das Flores o II Shalom Diocesano no qual participam 19 jovens florentinos, acompanhados por uma equipa de 9 coordenadores que se deslocam da ilha de São Miguel

A ilha das Flores recebe desde ontem a Jornada Diocesana da Juventude na qual participam jovens e animadores da pastoral juvenil, informa uma nota enviada ao Igreja Açores. A par da temática da juventude, com vista à vivência do ano pastoral, 19 jovens florentinos participarão entre hoje e domingo no II Encontro Shalom Diocesano.

Quer uma quer outra iniciativa pretende “ser um espaço de reflexão e aprofundamento acerca da pastoral juvenil e da sua implicação na vida concreta, não só dos jovens mas também de toda a comunidade”, refere a nota enviada ao Igreja Açores.

“Pretende-se oferecer algumas ferramentas que ajudem os diversos agentes de pastoral juvenil a concretizar mais e melhor a sua missão junto dos mais novos, partindo da sua realidade concreta” refere ainda a nota ressalvando que quer a reunião quer o encontro Shalom surgem na sequência das diretivas do I Congresso Diocesano de Juventude, realizado há um ano, e no qual vários jovens da ilha das Flores participaram de forma empenhada.

Refira-se ainda, que este II Shalom Diocesano vem no seguimento da descentralização da sua acção que o Serviço Diocesano da Juventude está a implementar. O I Shalom Diocesano aconteceu na ilha do Pico no passado mês de Janeiro e, ainda neste ano pastoral, será realizado o III Shalom Diocesano, na ilha Graciosa.

“O Shalom é sempre um momento intenso de espiritualidade, reflexão e aprofundamento da nossa identidade como pessoas, jovens e cristãos discípulos de Jesus: a realização de um Shalom traz consigo uma oportunidade de renovação e de relançamento na Pastoral Juvenil nas Comunidades onde se realiza” sublinha a nota que deixa uma palavra final para “a intensa e meritória ação Pastoral Juvenil” nesta ilha tão envelhecida da diocese de Angra.