Paróquia quer aproximar padroeira da comunidade

A paróquia de Nossa Senhora da Graça, na freguesia da Praia do Almoxarife no Faial, vai celebrar a sua padroeira este sábado dia 15 de Agosto, depois da preparação que foi feita fora do templo, “num gesto que se pretende de aproximação aos fiéis”.

De acordo com uma nota da paróquia, enviada ao Sítio Igreja Açores, o tríduo preparatório da festa,  pregado pelo Pe Tiago Tedeu, e a missa vespertina foram realizados junto aos Impérios da freguesia, entre 11 e 16 de agosto.

Este gesto é, segundo o pároco João Ponte, “uma forma de seguir as orientações diocesanas que impelem a uma saída missionária, no sentido de levar a padroeira para junto dos paroquianos, numa atitude de proximidade”.

Será assim, “num clima de peregrinação”, que a imagem da Senhora da Graça iniciará o percurso pela freguesia, começando pela zona alta, na Rua do Chão Frio, passando pela Ramada e Caminho do Meio e terminando na zona baixa da localidade, no Império da Trindade.

As Eucaristias, foram precedidas de terço e confissões, seguindo-se uma procissão pelas ruas da freguesia.

O dia grande da festa é o 15 de agosto, durante o qual será celebrada a Eucaristia Solene, pelas 17h00, que será presidida pelo pároco das Angústias, Pe Paulo Silva.

A par das celebrações litúrgicas, existe ainda no fim de semana um programa cívico-cultural que tem como principal objetivo angariar fundos para a paróquia que ainda tem encargos devido à reconstrução da sua igreja, na sequência do Sismo de 98.