Buffet de Sopas rende 1000 euros ao Plano São Lucas

O Projeto S. Lucas – Plano de Resposta à Pobreza de São José, em Ponta Delgada, conseguiu arrecadar 1.000€ com a concretização do II Bufet de sopas no passado sábado, dia 7 de Março, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores esta terça feira.

Foram servidas aos 200 participantes que compareceram no salão de São José, doze variedades de sopas distintas numa iniciativa que contou com a colaboração de meia centena de voluntários, entre os quais famílias beneficiárias, “que trabalharam lado a lado em clima de participação ativa e inclusão social”, sublinha a nota da organização.

Este evento contou com o apoio de várias entidades entre empresas, instituições públicas e o próprio projeto “Terra de Pão”– Horta Social da Paróquia de S. José – gerido por famílias beneficiárias do Projeto, que também contribuiu para a iniciativa com a cedência de legumes.

“O valor angariado reverterá na totalidade para a compra de bens alimentares não perecíveis e frescos que farão parte do cabaz mensal entregue aos 34 agregados familiares acompanhados pelo projeto” informa a nota.

Durante a quaresma, mantém-se, ainda, uma campanha de recolha de alimentos que podem ser deixados numa arca à entrada da Igreja de S. José nos dias 14 e 15 de Março (açúcar, óleo, azeite e café) e dias 21 e 22 (farinha, bolachas e amêndoas).

O Plano S. Lucas é gerido pela Conferência Vicentina de S. José e Centro Paroquial de Bem Estar Social de S. José e conta com a colaboração do Banco alimentar Contra a fome, da Cáritas S. Miguel/Açores e da Junta de Freguesia de S. José.

Este Projeto desenvolve anualmente sessões de formação dirigidas às famílias que acompanha, bem como encaminha as pessoas em situação de desemprego para a integração numa atividade ocupacional.