Instituto Católico de Cultura assina protocolo com Universidade Católica e Universidade dos Açores para o estudo da História Religiosa dos Açores

Evento decorre no Salão Nobre da Universidade dos Açores esta sexta feira e insere-se no contexto da preparação das comemorações dos 500 anos da diocese de Angra

O Instituto Católico de Cultura da diocese de Angra assina esta sexta-feira, dia 10 de março, um protocolo de colaboração com a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade dos Açores para a realização de um projecto de investigação sobre a História Religiosa dos Açores, no âmbito das comemorações dos 500 anos da constituição da diocese de Angra.

A cerimónia de assinatura do protocolo, que contará com a presença entre outros do bispo de Angra e da reitora da Universidade dos Açores, decorrerá no Salão Nobre da Universidade, em Ponta Delgada, às 15h30 e dará inicio à formalização do projeto científico dedicado ao DIO 500-História Religiosa dos Açores.

Ainda esta sexta-feira e, dando continuidade ao programa das VI Jornadas de Teologia, organizadas pelo Seminário Episcopal de Angra, este ano com a colaboração da Universidade dos Açores através do Centro de Investigação da Universidade Nova de Lisboa-Universidade dos Açores (CHAM), realiza-se uma conferência de Paulo Fontes, intitulada “História, memória e arquivos na era da informação” que terá lugar às 10h00, no Centro Pastoral da Matriz de São Sebastião. Depois da conferência realiza-se uma visita ao Arquivo paroquial da Igreja Matriz de Ponta Delgada.

Paulo Fontes é diretor do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa(UCP), Doutor em Ciências Históricas pela UCP e tem lecionado diversas unidades curriculares na área da História Moderna e Contemporânea, Teorias da História, Cristianismo e Cultura e Doutrina Social da Igreja em várias Faculdades da UCP (desde 1987/1988). É membro do Conselho Científico da Faculdade de Teologia.

A entrada é livre.

Scroll to Top