Iniciativa decorre até dia 5 de fevereiro na Escola Básica e Secundária da Calheta, diariamente às 20h00, e é aberta ao todos

Tem início esta terça-feira, na ilha de São Jorge, a Jornada Bíblica dedicada ao tema “O Discípulado no Novo Testamento”, uma iniciativa orientada pelo padre Francisco Ruivo, da Diocese de Santarém. A formação decorre no auditório da Escola Básica e Secundária da Calheta e reúne fiéis de várias paróquias da ilha.
Segundo o ouvidor de São Jorge, padre Vítor Medeiros, estas jornadas inserem-se no atual projeto pastoral da Diocese, que convida a uma reflexão mais profunda sobre a identidade cristã, a partir do batismo.
“Ser cristão é aquele que segue Jesus Cristo, escuta a sua palavra e procura vivê-la no dia a dia, como homem e mulher inseridos na comunidade e na sociedade”, explicou.
O tema do discípulado, já trabalhado pelo padre Francisco Ruivo nos últimos dois anos na ilha de São Miguel, procura agora ajudar os participantes a descobrir o estilo de vida de Jesus e aquilo que Ele espera dos seus discípulos. Ao longo da semana, serão abordados vários textos dos Evangelhos, com particular destaque para o Evangelho de São Mateus, através de momentos de meditação e reflexão sobre diferentes textos bíblicos.
O padre Vítor Medeiros sublinhou ainda que estas jornadas podem constituir um embrião da futura Escola de Formação da Ouvidoria de São Jorge, um projeto que pretende congregar e organizar todas as propostas formativas da ilha, criando um fio condutor coerente e contínuo na formação cristã, teológica e pastoral.
A semana formativa culmina no próximo fim de semana com um retiro espiritual para catequistas, subordinado ao tema “Onde mora Jesus”, que será orientado pelo próprio presbítero. O retiro contará com a participação de cerca de 40 a 50 catequistas da ilha e propõe uma reflexão espiritual a partir dos Evangelhos da Quaresma, ajudando os catequistas a reconhecer a presença de Jesus nas comunidades, nas famílias e nas pessoas com quem partilham a fé.