Iniciativa envolve os seis grupos corais da ilha

Santa Maria vai receber, entre os dias 23 e 25 de fevereiro, as Jornadas de Canto Litúrgico dirigidas aos grupos corais da ilha, informa uma nota enviada ao sítio Igreja Açores. A iniciativa será orientada pelo Padre António Santos, membro da equipa do Departamento de Liturgia da Ilha Terceira, e pretende reforçar a formação dos cantores que animam as celebrações nas várias paróquias.
Em declarações ao Sítio Igreja Açores, o Padre João Ponte explica que a ação surge como resposta a uma carência sentida localmente, tanto na vertente musical como na ligação entre o canto e a liturgia. Ao longo das sessões serão abordados temas como os cânticos adequados a cada momento da missa, os que podem ou não ser utilizados, as escolhas próprias dos diferentes tempos litúrgicos e a ordem de execução.
Atualmente, estão em atividade seis grupos corais na ilha, distribuídos pelas cinco paróquias, além do coro associado à Capela do Aeroporto. Apesar de a maioria dos elementos ser composta por pessoas mais velhas, há também a intenção de promover a renovação e incentivar a participação de novos membros.
O sacerdote destaca o forte potencial de Santa Maria no que toca ao canto litúrgico. Como exemplo, recorda a expressiva participação nas recentes celebrações, como a festa das Candeias e a serenata a Nossa Senhora da Purificação. Sublinha ainda a importância do “coro de ilha”, que reúne elementos das várias capelas e paróquias para animar as grandes celebrações.
A expectativa, refere o Padre João Ponte, é que estas jornadas “ajudem a melhorar a qualidade das animações litúrgicas e reforcem a principal missão dos grupos corais: ajudar a comunidade a rezar e a celebrar a fé através do canto”.