Jornadas de Pastoral familiar na Ilha das Flores

Encontro serviu para escolher casal de ligação entre a ouvidoria e o Serviço diocesano da pastoral familiar

Terminam este sábado,  1 de Outubro, as Jornadas de Pastoral Familiar na Ouvidoria das Flores que têm como tema base “Em Cristo com Maria vamos construir famílias solidárias”, partindo do tema do Programa Diocesano de Pastoral Familiar para o ano 2016 e 2017.

Estas jornadas, que contaram com a participação do responsável diocesano da Pastoral Familiar, Cónego José Constância, permitiram também a escolha do casal de ligação da ouvidoria bem como dos diversos casais responsáveis em cada uma das paróquias da ilha.

Na quarta feira, dia em que começaram as jornadas, realizou-se um encontro nas Lajes das Flores, com a equipa de pastoral familiar da ilha, recentemente nomeada, constituída por uma casal de cada paróquia da ouvidoria, à exceção da paróquia dos Cedros, contando com um total de 21 elementos, sendo o coordenador o Pe. Rúben Medeiros Sousa, Ouvidor Eclesiástico da Ilha das Flores.

Este primeiro dia serviu, justamente, para “constituir uma equipa de pastoral familiar na Ouvidoria que nos próximos anos pastorais tenha a função de ajudar a pensar e acompanhar este sector da Pastoral, programando e executando algumas actividades e iniciativas ao longo do ano”, refere uma nota da ouvidoria enviada ao Sítio Igreja Açores.

Neste encontro o Cónego José Constância explicou a função do casal responsável da pastoral familiar na paróquia e da recém criada equipa de pastoral familiar de Ouvidoria, “encorajando a equipa a ter um olhar sobre a realidade das famílias florentinas, ajudando a encontrar soluções para os problemas do nosso tempo”, sublinha a nota.

“Neste ano pastoral devem ser privilegiadas as situações de carência económica no agregado familiar, situações de desemprego, famílias desestruturadas, olhando a situação das crianças e dos idosos e tendo um especial atenção à formação dos noivos” frisa a nota lembrando que o casal Eduardo e Paula Freitas foram  foram eleitos “casal de ligação” entre a equipa de ouvidoria e a equipa diocesana.

No dia seguinte, realizou-se um encontro de formação para as famílias da Ouvidoria das Flores, nas Lajes das Flores, onde o Cónego José Constância partindo da Exortação Apostólica  “A alegria do Amor”,  apresentou  as implicações deste documento na vida das famílias.

No último dia de trabalho, sábado 1 de outubro, ocorrerá o encontro do responsável diocesano com o clero da ilha com vista à sensibilização para a importância da Pastoral familiar e  atenção às necessidades das famílias. Atualmente a ilha está servida por quatro sacerdotes e um diácono.

O Cónego José Constância será, ainda, o pregador do tríduo e da Festa em honra de Nossa Senhora do Rosário das Lajes das Flores, que se realiza de 29 de Setembro a 2 de Outubro.

Scroll to Top