Jornadas Litúrgicas mobilizaram leigos na caminhada sinodal na Igreja dos Arrifes

Iniciativa foi organizada em conjunto pelo Serviço diocesano e pelas três paróquias da comunidade dos arrifes

A Unidade Pastoral dos Arrifes, que integra as três paróquias- Saúde, Milagres e Piedade-  promoveu entre os dias 27 e 29 de janeiro as I Jornadas Litúrgicas, orientadas pelos Padres Marco Luciano Carvalho e Marco Sérgio Tavares, do Serviço Diocesano de Liturgia, e pelo P.e Nelson Pereira da Comissão Diocesana de Música Sacra.

Nos dois primeiros dias as referidas jornadas realizaram-se na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, pelas 19h30, “com uma participação considerável de todos os leigos envolvidos nos ministérios ao serviço da Liturgia nas três paróquias desta unidade pastoral, nomeadamente: Grupos Corais, Grupos de Acólitos, Grupos de Leitores, Ministros Extraordinários da Comunhão e Equipas de Ornamentação e Limpeza”, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.

A introdução aos Ministérios na Vida Eclesial, os princípios do Canto Litúrgico e a sua aplicação, o Ministério do Leitor, a Espiritualidade nos Ministros Extraordinários da Comunhão, o Acólito e o serviço do Altar e a beleza do Espaço Litúrgico e da Igreja, foram os temas desenvolvidos nestas Jornadas.

O encerramento decorreu na Igreja de Nossa Senhora dos Milagres, numa Eucaristia Solene, com a presença de todos os grupos envolvidos, onde os presentes puderam aplicar os conhecimentos adquiridos nos dias precedentes.

A iniciativa, inserida na caminhada sinodal proposta pela Diocese de Angra, foi um “ápice importante de formação, sobretudo no conhecimento profundo da liturgia, por forma a torná-la num verdadeiro momento de encontro com o Senhor”, refere a nota enviada ao Igreja Açores.

(Com Goreti Freitas)

Scroll to Top