Jubileu da Esperança “traz mais fé e emoção” às festas do Senhor Santo Cristo, afirma religiosa que zela pela Imagem do Senhor

Irmã Jaqueline Mendes refere que há um “sentimento especial” este ano na preparação da festa

 

Foto: Igreja Açores/CR

Com a aproximação das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o Santuário está a viver um período de profunda intensidade espiritual. Em entrevista ao Sítio Igreja Açores a Irmã Jacqueline Mendes destaca a “preparação especial” deste ano, marcado pelo Jubileu da Esperança, como um tempo de “renovação, fé e transformação pessoal”.

“A preparação está cheia de esperança, esperança frutífera e transformadora, que gera alegria entre nós”, afirma a religiosa que é a superiora da comunidade contemplativa das irmãs do Bom Pastor no Santuário, sublinhando o aumento de movimento no Santuário, especialmente de grupos organizados, catequistas, famílias e jovens religiosos, que se tem verificado ao longo do ano e que nestas festas ainda será mais visível.

Segundo a religiosa contemplativa da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, o facto de o Santuário ser igreja jubilar tem despertado maior envolvimento dos fiéis.

“Há mais pedidos, mais agradecimentos, mais oração”, comenta, referindo que os pedidos vão desde ações de graças a intenções por paz, saúde e reconciliação, comunicadas no contacto direto com as irmãs, por email ou por mensagem telefónica.

As religiosas, presentes no Santuário desde 2019, sentem-se agora mais integradas com a comunidade açoriana.

“Subimos de patamar no sentido em que estamos mais envolvidas com esta religiosidade de simplicidade, onde as pessoas encontram o Senhor, contemplam, rezam, choram. É uma fé que se vive com o coração.”

Na sua vida diária, a irmã destaca a intensidade da oração — pessoal e comunitária — como o elo mais profundo com o Senhor Santo Cristo.

“A oração pessoal é íntima, é despojamento, é escuta do que Deus pede, muitas vezes através de gestos simples”, explica.

Emocionada, a irmã Jaqueline Mendes diz que vive as festas com profundo sentimento. “Tudo me emociona: desde a chegada das flores mais simples até os peregrinos que choram em oração. Observo tudo com o coração.”

Para estas festas, o desejo da irmã é claro e universal: “Peço a paz. Que esta esperança seja realmente transformadora. A esperança em Deus não decepciona. Que todos nós possamos colaborar para que o sonho de Deus — a paz — se torne realidade.”

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres decorrem por estes dias em Ponta delgada. Esta tarde começou o tríduo preparatório, com uma celebração eucarística diária. A iluminação às 21h00 de sexta-feira marca o arranque oficial das festas que este ano têm como tema “Cristo, nossa Esperança”.

Scroll to Top