Profissionais da Unidade de Saúde de ilha e dos lares percorreram o trilho até á caldeira da Fajã de Santo Cristo
Uma semana após as festividades em honra do Senhor Santo Cristo da Caldeira, o santuário voltou a ser ponto de encontro, desta vez para a celebração do Jubileu dos Profissionais de Saúde. Médicos, enfermeiros e auxiliares dos lares da ilha marcaram presença, num momento de fé, reconhecimento e partilha.
O Jubileu da Saúde juntou não apenas os profissionais da Unidade de Saúde da Ilha, mas também aqueles que diariamente cuidam de idosos e pessoas mais vulneráveis. A cerimónia destacou-se pelo ambiente de comunhão espiritual, reforçando laços entre colegas e valorizando a missão de cuidar do próximo.
Para Adília, enfermeira do Centro de Saúde de Velas, o momento teve um significado especial: “É importante para as pessoas verem que há muito para além do nosso dia-a-dia. Acreditar em Deus alivia o nosso cansaço. Foi muito importante este dia porque proporcionou uma pausa espiritual.”
Também Marta, enfermeira, participante na celebração, sublinhou a relevância do encontro: “Todas as palavras ditas foram sentidas; feliz por ter corrido bem e estarmos todos juntos. Como profissionais de saúde temos muitos momentos difíceis e isto reforça-nos.”
Carla, outra enfermeira da unidade de saúde de ilha, acrescentou que foi uma ocasião marcante: “Muito importante e emotivo, de partilha, mas sobretudo de reconhecimento.”
Já a delegada de saúde da ilha, a médica Evangelina Boa Morte, destacou a adesão e o impacto positivo: “Foi o máximo… fiquei assustada por medo de não ter aderentes, mas as pessoas quiseram participar. Inventámos coisas, criámos dinâmicas… estou de coração cheio. O impacto foi grande. Saímos mais ricos, porque às vezes estamos cansados, mas este foi um momento de repor energias.”
O Jubileu deixou clara a importância de reconhecer o papel dos profissionais de saúde, que enfrentam diariamente desafios exigentes, mas que encontraram nesta celebração um momento de renovação e esperança.
Depois da caminhada houve a celebração da eucaristia com o ouvidor, padre Dinis Silveira e o reitor do Santuário Diocesano , cónego Manuel António das Matas.
Em Roma , o Jubileu dos profissionais de saúde aconteceu no inicio do Mês de abril.