Jubileu missionário nos Açores no próximo domingo

Em Ponta Delgada peregrinação parte do Estabelecimento prisional até à Igreja Jubilar de Nossa Senhora da Esperança

Foto: Ouvidoria do Faial

 

Realiza-se este domingo o Jubileu dos Missionários na ilha Terceira e em São Miguel.

A iniciativa da CIRP em São Miguel, tem início às 10h30, com a saída em peregrinação do Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada até à Igreja de Nossa Senhora da Esperança- Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, onde será celebrada a eucaristia ao meio-dia.

Também em Angra, no mesmo dia, haverá uma celebração na Sé, às 11h00.

O mês de outubro é o mês dedicado às missões. Este ano, na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões que se assinalou a 19 de outubro, Leão XIV afirmou que os missionários são um testemunho de “esperança entre os povos”.

“Neste dia rezamos especialmente por aqueles homens e mulheres que deixaram tudo para levar o Evangelho a quem não o conhece”, disse hoje o papa na oração do Ângelus.

“São missionários de esperança entre os povos”, disse Leão XIV, que foi bispo missionário no Peru antes de ser eleito papa. “Que o Senhor os abençoe”.

No passado dia 22 de Maio, o Santo Padre já tinha mencionado a sua experiência pastoral, durante os anos do seu ministério na América do Sul. Ao dirigir-se com gratidão às Obras Missionárias Pontifícias, que trabalham nos países de missão, em nome do Dicastério para a Evangelização (I Secção para a Primeira Evangelização e as Novas Igrejas Particulares), afirmou que elas prestam, com dedicação, um serviço “indispensável à missão evangelizadora da Igreja”.

“Convido todas as paróquias católicas do mundo a participarem no Dia Mundial das Missões. As vossas orações e a vossa ajuda são importantes para difundir o Evangelho, apoiar programas pastorais e catequéticos, construir novas igrejas e responder às necessidades sanitárias e educativas dos nossos irmãos e irmãs nos territórios de missão”, sublinhava o Santo Padre na sua mensagem em vídeo, disponível nos sites Vatican.va e Vatican News, em várias línguas.

Scroll to Top