Leão XIV convida a rezar pela proteção do ambiente e pede respeito por todos os seres vivos

Foto: Igreja Açores. Jovens limpam orla costeira no âmbito da Aldeia da Esperança, na Caldeira da Fajã de Santo Cristo

 

O Papa divulgou hoje a sua intenção de oração para setembro, convidando as comunidades católicas a rezar pela proteção do ambiente e o respeito por todos os seres vivos.

“Rezemos para que, inspirados em São Francisco, experimentemos a nossa interdependência com todas as criaturas, amadas por Deus e dignas de amor e respeito”, refere Leão XIV, na reflexão apresentada através das plataformas digitais, na emissão mensal de ‘O Vídeo do Papa’.

A mensagem assinala o ‘Tempo da Criação’, iniciativa ecuménica e ecológica anual, que mobiliza milhões de católicos entre 1 de setembro e 4 de outubro, bem como 800.º aniversário do ‘Cântico das Criaturas’ de São Francisco de Assis e no 10.º aniversário da encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco.

A Rede Mundial de Oração do Papa, responsável pela realização e divulgação do vídeo, contou para esta edição com a ajuda do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Na oração inédita que reza no vídeo, o Papa pede a Deus: “Ajuda-nos a descobrir a Tua presença em toda a criação, para que nos sintamos e saibamos responsáveis por esta casa comum na qual nos convidas a cuidar, respeitar e proteger a vida”.

“A interpretação franciscana da intenção de oração do Santo Padre é narrada através de algumas imagens do documentário São Francisco de Assis – Sinal de Contradição (São Francisco de Assis, sinal de Contradição), cedidas à Rede Mundial de Oração do Papa pela produtora norte-americana 10th Hour Production”, indica o comunicado de imprensa enviado à Agência ECCLESIA.

O aniversário da ‘Laudato Si’ está presente através da Missa celebrada no dia 9 de julho, por Leão XIV, na “catedral natural” do ‘Borgo Laudato Si’ em Castel Gandolfo, residência pontifícia nos arredores de Roma.

“O Jubileu da Esperança e o 10º aniversário da encíclica ‘Laudato Si’ convidam-nos a viver um tempo de gratidão, compromisso e cuidado com a nossa casa comum”, sublinha o cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

 

Senhor, Tu amas tudo o que criaste, e nada existe fora do mistério da tua ternura. Cada criatura, por mais pequena que seja, é fruto do teu amor e tem um lugar neste mundo. Mesmo a vida mais simples ou mais breve é envolvida pelo teu cuidado.

Como São Francisco de Assis, hoje também queremos dizer: “Louvado sejas, meu Senhor!”.

Através da beleza da criação, Tu revelas-te como fonte de bondade. Nós te pedimos: abre os nossos olhos para te reconhecer, aprendendo com o mistério da tua proximidade a toda a criação que o mundo é infinitamente mais do que um problema a resolver.

É um mistério a ser contemplado com gratidão e esperança. Ajuda-nos a descobrir a tua presença em toda a criação, para que, reconhecendo-a plenamente, nos sintamos e saibamos responsáveis por esta casa comum na qual nos convidas a cuidar, respeitar e proteger a vida em todas as suas formas e possibilidades.

Louvado sejas, Senhor!

Amem.

Leão XIV

O diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, padre Cristóbal Fones,, sublinha que a intenção deste mês “recorda a interligação deste mundo: não se pode separar o bem-estar humano do bem-estar dos outros habitantes da Terra e do ‘estado de saúde’ do planeta”.

“Num mundo tão competitivo, agitado e dominado pela dinâmica do consumo, grande parte da humanidade anseia profundamente por um modo de viver bom, mais próximo da natureza, mais respeitoso com ela; um estilo que nos permita contemplá-la num silêncio atento que nos leve ao encontro connosco mesmos, com Deus e com os outros”, acrescenta o religioso jesuíta.

O Vídeo do Papa é uma iniciativa oficial de alcance global que visa divulgar as intenções de oração mensais do pontífice, desenvolvido pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração).

A ‘10th Hour Productions’ é um estúdio cinematográfico que se foca em criar obras que inspirem, evangelizem e aproximem o público de Cristo.

(Com Ecclesia e Rede Mundial de Oração com o Papa)

 

Scroll to Top